Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 696
Conteúdo : 636
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 899533

Pessoas Online

Nós temos 48 visitantes online


Por que ruiu a ponte de Macaiba?

E-mail Imprimir PDF

A imprensa local noticiou há dias, o desabamento da ponte de Macaíba, sobre o rio Jundiaí, afluente do Potengi, fato esse ocorrido em 28 de junho findo às 9 horas da manhã.

A velha ponte foi construída por meu pai, no ano de 1904, quando as únicas viaturas daquele tempo, eram, apenas, carroças e carros de boi.

Edificada sobre a rocha, com cinco arcos em forma de abóboda, que davam acesso a correnteza das águas provocadas pelas enchentes do rio, não poderia ruir desastrosamente.

As duas partes principais de uma ponte, são: a infraestrutura com os elementos de apoio, como sejam – fundamentos, pilares, contrafortes etc., e a superestrutura com a armadura e o leito para o trafego em geral. Tudo isso foi executado com a segurança, o que se prova pela solidez e resistência a muitas enchentes, como as de 1905, 1924 e de 1940, quando as águas subiram além de um metro do seu tabuleiro, mostrando-se orgulhosa de si mesma, porque a tudo desafiou.

Leia mais...
 

Desfile Militar na 2ª Guerra em Natal/RN - Brasil

E-mail Imprimir PDF


 
 
Última atualização ( Qua, 22 de Dezembro de 2010 16:59 )
   

Pregos tortos

E-mail Imprimir PDF

Nosso complexo de vira-lata, para usar a ex-pressão criada pelo genial Nelson Rodrigues, aquele que conhecia a alma popular brasileira, em nada melhorou na sua evolução genética. Aqui a arte da desqualificação atingiu os píncaros da gló-ria pelo avesso. A cada gestão governamental o trade oficial volta a regurgitar vitórias que a prática desmonta. E ai de que ousar sustentar uma crítica. Acaba com a pecha de pobre invejoso que fala por não ter sido capaz de vencer na vida.Nos últimos dias, o Rio Grande do Norte, por denúncia deste jornal, tem assistido a uma revela-ção que se manteve bem escondida do noticiário: as tarifas cobradas de voos nascido aqui são em média 80% mais caras, em alguns casos chegam a mais de 100%, enquanto nosso trade anda pe-lo mundo a gastar nossos pobres reais. Retorna com as mais imaginárias conquistas que anunciam, quando na verdade se descobre, tempos depois, as malas vazias que trazem de volta. Nosso maior delírio, o que nos fez baixar as alíquotas do querosene para aviação, foi quando surgiu a notícia que a Latan instalaria no aeroporto de Natal o grande e revolucionário Uber, transfor-mando nosso destino num terminal de passageiros e cargas. Algum tempo depois, três companhias estavam instaladas no Ceará, uma nacional e duas internacionais, além de um em Recife. E ficamos a ver navios, aviões, fantasmas, lobisomens e, quem sabe, a besta-fera.

Leia mais...
 

Januncio Nobrega

E-mail Imprimir PDF

 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
 Natal/RN - Brasil,