Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 696
Conteúdo : 636
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 899518

Pessoas Online

Nós temos 11 visitantes online


Posse de Dr. Olímpio na Academia de Medicina do Rio Grande do Norte

E-mail Imprimir PDF
 

O fundador da Cidade de Macaiba

E-mail Imprimir PDF

A tradição explica o pretérito e instrui o porvir, embora sem prender o espírito dos homens a ponto de fazê-lo esquecer as novas realidades em curso. A tradição não quer dizer que os vivos estão mortos, mas também que os mortos estão vivos por meio de sua história.

Na antiguidade, não havia nada mais caro ao coração de uma cidade do que a lembrança da sua fundação. Referindo-se a Grécia, o escritor Fustel de Colange afirmou que quando Pausânias visitou aquele país, no II século de nossa Era, cada cidade sabia dizer-lhe o nome do fundador com sua genealogia e os principais fatos de sua existência. Atualmente, essa lembrança apresenta-se na forma de busto/estátua fixada na praça principal e na comemoração da fundação e aniversário do fundador junto ao bronze.

A data de 26 de Outubro de 2009 marcará o bicentenário de nascimento de Fabrício Gomes Pedroza, uma figura mítica na história potiguar, pois é o fundador da Cidade da Macaíba e o pioneiro do comércio estadual.

Leia mais...
 

Encontro de Getúlio Vargas com Roosevelt

E-mail Imprimir PDF
 
 

 

O MAGNÍFICO

E-mail Imprimir PDF

Se alguém tinha mérito para ser chamado de Magnífico, este era Onofre Lopes da Silva, fundador e primeiro reitor da nossa UFRN. Devo dizer que eu mesmo nunca me senti confortável com o título pomposo estabelecido por decreto federal. Um dia, cheguei a sugerir que o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, então colegiado máximo universitário, pedisse a redução do tratamento. Bastava a designação reitor, aquele que rege, que já exalta muito. Ninguém aceitou a sugestão.

Passei a me divertir com o tratamento. Ao governador Geraldo Melo, que me perguntou se já poderia me chamar de Magnífico, respondi ao amigo que bastava me chamar de formidável. Ganhei dele o apelido de formidável.

Qual o legado do Dr. Onofre? O desafio foi-me dado quando fui chamado pelo presidente da Academia de Medicina (Matias Maciel) na Associação Médica para revelar em uma palestra.

Leia mais...
 

Aureliano Medeiros

E-mail Imprimir PDF

 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
 Natal/RN - Brasil,