Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 709
Conteúdo : 643
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 922024

Pessoas Online

Nós temos 15 visitantes online


Boate Arpege - Natal - 1941

E-mail Imprimir PDF

Boate Arpege | Natal | 1941

Última atualização ( Qua, 07 de Março de 2012 17:25 )
 

Medalha Alberto Maranhao

E-mail Imprimir PDF

Treze personalidades do Rio Grande do Norte receberam, ontem, a Medalha Alberto Maranhão. O titulo foi entregue no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. A comenda foi instituída em 1959, na administração Aluizio Alves. O ex-governador, inclusive, foi um dos homenageados e recebeu a homenagem das mãos do governador Garibalde Filho.

Também foram agraciados com a medalha Alberto Maranhão, o artista plástico Abraham Palatinik; a professora Consatância Lima Duarte; o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Heitor araújo Sales; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Francisco Fausto Paula de Medeiros; o professor Hélio Dantas; o professor Vingt-un Rosado Maia; o jornalista João Ururahy Nunes; o ex-governador Cortez Pereira; o médico Olimpio Jorge Maciel; o advogado Paulo de Tarso Fernandes; o historiador Raimundo Soares; e o professor Tarcísio Natividade Medeiros.

 

CINQUENTENÁRIO DE FALECIMENTO

E-mail Imprimir PDF

Caríssimos amigos, em anexo foto e texto em comemoração

ao Cinquentenário de Falecimento de meu Pai, Alfredo Mesquita Filho.ita

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Dia 12 de abril passado fez cinquenta anos do desaparecimento do maior líder político municipal da terra de Auta de Souza. Uma vida pública exercida ao longo de mais de quarenta anos impossível ser memorizada de uma ou duas vezes. Quase sempre fatos isolados ou esquecidos emergem e são lembrados, aqui e acolá, por mentes privilegiadas que ajudam a moldar o perfil de quem já se foi, mas que deixou inesquecíveis lições de vida. Assim foi Alfredo Mesquita Filho, ex-prefeito de Macaíba (três vezes) e ex-deputado Estadual, também por três legislaturas, que nasceu em 23 de maio de 1901.

O traço predominante de sua personalidade era o despreendimento, o despojamento de bens materiais ou vantagens que lhes fossem, porventura, oferecidas. Esse legado grandiloquente de sua vida tive poucas chances de narrá-lo em várias notas biográficas que produzi, principalmente por ocasião do seu centenário de nascimento.

01) Integrava uma prole de seis irmãos herdeiros de um rico patrimônio em fazendas, rebanhos, lojas de tecidos e dinheiro quando sobreveio a morte do seu pai. Como não poderia deixar de ser, ocorreram inúmeras discussões e disputas entre os irmãos pelo espólio. Ao receber o seu quinhão percebeu que dois dos seus irmãos litigavam pessoalmente e na justiça, insatisfeitos pelo que lhes coubera. Numa atitude inusitada, ofereceu “de mão beijada” a sua parte na Loja Natal Modelo aos dois contendores e com isso sepultou a dissensão dos manos José e Vicente Mesquita.

Última atualização ( Qui, 09 de Maio de 2019 17:35 ) Leia mais...
 

Dalia Mendonca

E-mail Imprimir PDF

 

II Guerra Mundial

E-mail Imprimir PDF
 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
 Natal/RN - Brasil,