Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 696
Conteúdo : 636
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 899548

Pessoas Online

Nós temos 33 visitantes online


Dr. Luiz Felippe de Queirós Mattoso

E-mail Imprimir PDF

Luiz Felippe de Queirós Mattoso (Cadeira No. 83)
Membro Emérito

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina
Cadeira No. 83 - Patrono: Vital Brazil Mineiro da Campanha
Eleito: 29/09/1983 - Posse: 29/11/1983 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca
Saudado por Paulo Frederico de Albuquerque
Antecessor: Paulo de Góes
Emérito: 01/09/2016

Acadêmico Luiz Felippe Mattoso passa a Membro Emérito da ANM

Em Sessão realizada na última quinta‐feira (1º), a Academia Nacional de Medicina concedeu o título de Membro Emérito a um de seus mais destacados confrades, o radiologista Felippe Mattoso. A honraria é concedida somente àqueles Membros que completaram 25 anos na qualidade de Membro Titular da instituição, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Academia Nacional de Medicina – Capítulo III, Artigo 6º: “Passarão a membros Eméritos os membros Titulares que completarem 25 anos de Academia nesta condição, e que o desejarem, mantendo‐se‐lhes todos os direitos e deveres de Membro Titular”.

Felipe Mattoso tomou posse na Academia Nacional de Medicina em 29 de novembro de 1983, e com 33 anos como Acadêmico Titular solicitou passagem à categoria de Membros Eméritos no dia 01 de setembro de 2016.

O Acadêmico Luiz Felippe Mattoso nasceu na cidade de Rio de Janeiro, em 04 de julho de 1937. Graduou‐se em Medicina em 1961, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi interno do Serviço de Radiologia do Hospital de Clinicas Manoel Quintela da Faculdade de Medicina em Montevidéu, Uruguai, 1961. Foi Residente Médico em Radiologia no Massachusetts General Hospital – Boston, Massachussetts, EUA, de 1962 a 1965. Foi Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis, da Escola Médica de Pós‐Graduação Carlos Chagas e da Universidade do Estado o Rio de Janeiro – UERJ. Chefiou o Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ e da Clínica Luiz Felippe Mattoso.

Foi um dos pioneiros em Radiologia Intervencionista e de novas modalidades de diagnóstico por imagem (Ussom, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e PET‐CT).

É Membro de diversas instituições, entre as quais: Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Sociedade Brasileira de Radiologia; Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (por concurso); Sociedade Brasileira de Neuroradiologia; Radiological Society of North America, Honorário da Sociedade Portuguesa de Radiologia; Sociedade Brasileira de Angiologia; Sociedade Brasileira de Nefrologia; Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Estado do Rio de Janeiro; Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; “Alumni Association of the Masschusetts General Hospital – Harvard Medical School”. Além de integrar inúmeras Sociedades e Associações médicas nacionais e internacionais, Felippe Mattoso foi homenageado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro em 2005 como “Médico do Ano”.

Última atualização ( Qua, 23 de Maio de 2018 15:50 ) Leia mais...
 

Francisco Duarte Filho

E-mail Imprimir PDF

Francisco Duarte Ferreira Filho (Mossoró, 25 de dezembro de 1905 – Brasília, 21 de dezembro de 1973) foi um agropecuarista, médico e político brasileiro que foi senador pelo Rio Grande do Norte.

Formação acadêmica

Filho de Francisco Duarte Ferreira e Maria Vicência Duarte, formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro então Distrito Federal com especialização em Urologia e Cirurgia Geral. Após sua graduação trabalhou para a Rede Ferroviária do Nordeste e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, prestando serviços ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC), ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) e ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI).

Em 1933 disputou uma vaga na Assembléia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição brasileira de 1934 mas não obteve êxito. À época estava filiado ao Partido Popular do Rio Grande do Norte, extinto quando Getúlio Vargas instituiu o Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Retornou à política em 1945 quando foi eleito suplente de deputado federal pela UDN não chegando a participar da elaboração da Constituição brasileira de 1946. Embora tenha ingressado no PDC só veio a disputar uma nova eleição em 1966 quando foi eleito senador pela ARENA, falecendo no exercício do mandato.

Períodos Legislativos da Quinta República - 1967-1970

    Francisco Duarte Filho
    Nascimento: 25/12/1905
    Natural de: Mossoró   - RN
    Filiação: Francisco Duarte Ferreira
                 e  Maria Vicencia Duarte
    Falecimento: 21/9/1973


   Histórico Acadêmico

     Primário     Colégio Santa Luzia
     secundário     Colégio Santo Antônio
     Medicina     Faculdade de Medicina

   Cargos Públicos
     Médico de Polícia Estadual    
     Secretário de Saúde e Assistência Social    
     Médico do Iaptec, Iapi e Iapc    
     Secretário de Finanças (interino)    

   Profissões
     Agropecuarista
     Médico

   Mandatos
     Prefeito  -       1935 a 1936
     Senador  -       1967 a 1973

 

Maria Olímpia e Orlando Ubirajada Ferreira

E-mail Imprimir PDF

Maria Olímpia, Professora
Orlando Ubirajara Ferreira, Dentista

Raimundo Ubirajara de Macedo, macaibense nascido no sítio Jacobina e criado por seus avós, Sr. João e Dona Ana Corcino. Com a transferência de seus pais para a vila de Jundiaí, Ubirajara foi morar com eles, vindo diariamente para Macaíba, assistir às aulas de Auta de Souza.

Hoje, Ubirajara de Macedo é jornalista de renome, tendo passado pelos jornais “A República”, “Tribuna do Norte” e “Diário de Natal”. Ainda pelas emissoras Nordeste e Cabugi. Por algum tempo, militou na imprensa paulista, atuando na Folha de São Paulo e na Rede Piratininga de Rádio. Em 1984, foi eleito Presidente da Cooperativa dos Jornalistas do RN e é figura integrante da Associação Norte-Rio-Grandense de Imprensa-ANI.

Última atualização ( Ter, 15 de Maio de 2018 15:28 ) Leia mais...
 

Jessé Pinto Freire

E-mail Imprimir PDF
Jessé Pinto Freire (Macaíba, 19 de novembro de 1918 – Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1980) foi um advogado, empresário e político brasileiro que representou o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

Breve Biografia


Filho de Nelson Geraldo Freire e Maria Augusta Botelho Freire. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas e com passagem pelo Centro de Formação dos Oficiais da Reserva, foi presidente do comitê brasileiro da Câmara de Comércio Internacional e também da seção nacional do Conselho Interamericano de Comércio e Produção. No Rio Grande do Norte presidiu o Banco Auxiliar do Comércio e foi Secretário de Fazenda no governo Sílvio Pedrosa. Eleito vereador em Natal em 1950, deputado estadual em 1954 e deputado federal em 1958, 1962 e 1966, esteve ao lado de Aluizio Alves no PSD e o acompanhou no ingresso à ARENA, até que este último teve os direitos políticos cassados em 1969. Mesmo diante de tal revés a amizade entre as famílias superou o bipartidarismo imposto pelo Regime Militar de 1964: eleito senador em 1970, mesmo ano em que os Alves ingressaram no MDB, Freire recebeu-lhes o apoio em 1978 quando foi reeleito, embora os oposicionistas tivessem Radir de Araújo como candidato e este recebeu o apoio dos arenistas liderados por Dinarte Mariz, rival indormido dos Alves. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, presidente da Confederação Nacional do Comércio (1964-1980) e também dos conselhos nacionais do Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Faleceu vítima de problemas cardíacos. Pai de Jessé Freire Filho (já falecido, eleito deputado federal em 1982 e 1986) e Fernando Freire (governador potiguar entre 2002 e 2003), estes deram continuidade ao seu legado político.
 
Períodos Legislativos da Quinta República - 1971-1974

    Jessé Pinto Freire
    Nascimento: 19/11/1918
    Natural de: Macaíba   - RN
    Filiação: Nelson Geraldo Freire
                 e  Maria Augusta Botelho Freire
    Falecimento: 13/10/1980


   Histórico Acadêmico
     Secundário     Atheneu Norte-rio- Grandense
     Direito     Faculdade de Direito de Alagoas

   Cargos Públicos
     Ministro do Tribunal Superior do Trabalho    
     Secretário de Estado de Finanças    

   Profissões
     Empresário
     Advogado

   Mandatos
     Vereador  -       1950 a 1954
     Deputado Estadual  -       1954 a 1958
     Deputado Federal  -       1959 a 1963
     Deputado Federal  -       1963 a 1967
     Deputado Federal  -       1967 a 1971
     Senador  -       1971 a 1978
     Senador  -       1979 a 1980
Última atualização ( Qua, 27 de Abril de 2011 16:40 ) Leia mais...
 

‘Coragem!’, documentário sobre dom Paulo Evaristo Arns, estreia nesta quinta

E-mail Imprimir PDF

Dom Paulo Evaristo Arns. FOTO LENA VETTORAZZO /AE

Durante 1h15, filme escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho exibe o resultado de quatro anos de 'ourivesaria', como ele próprio define a coleta de informações sobre o cardeal morto há um ano, incluindo reportagens, encontros pessoais, fotos, gravações e revelações importantes, entre elas a reunião com o general Médici, presidente no período mais violento dos anos de chumbo.

Estreia nesta quinta-feira, 14, o documentário ‘Coragem! As muitas vidas do cardeal D Paulo Evaristo Arns”, escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho. A data, 14 de dezembro, marca um ano da morte de Dom Paulo. O documentário poderá ser visto no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Santos. Em São Paulo, o Cine Caixa Belas Artes vai exibir o filme entre os dias 14 e 20.

Durante 1h15, ‘Coragem’ – uma das virtudes do cardeal que enfrentou a ditadura militar – exibe o resultado de quatro anos de ‘ourivesaria’, como o próprio Carvalho define a coleta de informações armazenadas sobre o cardeal, como reportagens, encontros pessoais, fotos, gravações.

Leia mais...
 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
 Natal/RN - Brasil,