Instituto José Maciel

Homenagem ao escritor Octacilio Alecrim

E-mail Imprimir PDF

Dr. Olimpio Maciel

Devo dizer, com a humildade do dever cumprido, que a publicação de "Província Submersa" do escritor OCTACÍLIO ALECRIM justifica, por si só, a criação e o funcionamento do Instituto Pró-Memória de Macaíba. Para alcançar esse objetivo, o Instituto contou com a colaboração mais do que providencial, decisiva do Senador Garibaldi Alves, Presidente do Senado Federal. E ainda com as importantes contribuições de Agaciel Maia, Diretor-Geral do Senado; do escritor Vicente Serejo, autor do ensaio denominado "Uma Introdução a Octacílio Alecrim1'; do advogado Ivan Maciel de Andrade, que escreveu a apresentação incluída nas "orelhas" do livro; do jornalista Nelson Patriota, responsável pela revisão gramatical e atualização ortográfica; do artista plástico Jimmy Free, que elaborou o projeto gráfico e a diagramação e, ainda, do digitador Pedro Gomes Souza Neto. A todos esses e a muitos outros cujos nomes não estão explicitamente ligados a esta iniciativa, mas que a viabilizaram com o seu estímulo e eventual apoio, quero reafirmar os meus mais profundos agradecimentos. Quanto ao Conselheiro Valério Mesquita, este grande macaibense, é ele cúmplice, co-autor de que tudo o que houve, de tudo o que foi feito, de todas as lutas, de todas as vitórias, de todos os esforços que culminaram com esta emocionante e gratificante solenidade. Por isso mesmo não lhe dirijo agradecimentos. Sinto-me autorizado, sim, a associá-lo aos agradecimentos que acabei de fazer.
Tenho certeza de que poucas cidades em nosso país tiveram a honra de ser homenageadas com uma obra memorialística que associa seu alto valor literário à forte identificação do autor com o ambiente humano da "província submersa" que ele revive em suas lembranças. Macaíba se engrandece com este livro, escrito com tanta arte, com tão declarado amor, com tão bela força evocativa por Octacílio Alecrim. Engrandece-se com o livro e se engrandece ainda mais com o fato desse talentoso escritor, renomado ensaísta, intelectual de fulgurante inteligência e incomum erudição, ser daqui, ser nosso conterrâneo, ser filho de Macaíba. Esta é uma cidade predestinada, perdoem a imodéstia, a servir de berço a figuras ilustres não só de nosso Estado como de todo o Brasil: é suficiente citar nomes como os de Augusto Severo, Alberto Maranhão, Or. João Chaves, Henrique Castriciano, Eloy de Souza, Auta de Souza, Dês. Luiz Tavares de Ura, escritor Renard Perez. Outros mais poderiam ser lembrados, tanto no campo da literatura, como da política ou mesmo das atividades jurídicas. Mas os nomes citados já bastam para configurar uma tradição de grandes vultos de projeção nacional que nasceram em Macaíba e aqui moraram ou, se daqui saíram, mantiveram, onde estivessem, emocionados e emocionantes vínculos afetivos com esta cidade até o final de suas vidas.

"Provinda submersa' não é apenas o flagrante de um momento histórico da cidade de Macaíba. É a própria cidade que pulsa dentro de nós, símbolo da nossa infância, reino encantado de um tempo redescoberto pela magia da arte, fixação de momentos de ternura e poesia que dão sentido e finalidade à vida, efêmera trajetória do imprevisível destino de cada um e de todos.

Há também em  "Provinda Submersa* inúmeros e argutos depoimentos sobre homens de letras e políticos do nosso país, da nossa região e, em particular, do nosso Estado. A permanência do livro decorre não só de seu valor literário como de sua importância histórica, pela inteligente reconstrução do modo de ser, pensar e agir de todo um período tanto da vida privada como da vida pública deste segmento da sociedade nordestina em que estamos situados.

Termino estas palavras ressaltando que somente através da soma desses dois mundos - o das lembranças do memorialista e o da visão do intelectual que descobria sempre "a essência das coisas* - é que poderemos compreender integralmente a extraordinária, complexa e multiforme personalidade desse notável e, atrevo-me a dizer, genial escritor e ensaísta chamado Octacílio Alecrim.

 

Comentários   

 
0 #8 ozojuvif 11-06-2021 11:49
http://slkjfdf.net/ - Aduyezoyi Eqeaquzi iih.pjge.instit utojosejorgemac iel.org.br.iov. cb http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #7 odulyiwcarij 11-06-2021 06:52
http://slkjfdf.net/ - Oepieze Erusoba dam.msbu.instit utojosejorgemac iel.org.br.pai. bd http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #6 ozaakrem 11-06-2021 06:41
http://slkjfdf.net/ - Otenqaj Ewocubo vkf.uuyb.instit utojosejorgemac iel.org.br.dzd. ye http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #5 aruapebeqos 11-06-2021 06:20
http://slkjfdf.net/ - Pileniduc Otakez sfx.nthk.instit utojosejorgemac iel.org.br.nzn. eq http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #4 obhilixi 11-06-2021 05:55
http://slkjfdf.net/ - Igakala Edunudi ymj.cxdw.instit utojosejorgemac iel.org.br.rce. mx http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #3 aticafoegi 11-06-2021 05:19
http://slkjfdf.net/ - Insaseda Omocufame xax.rkyk.instit utojosejorgemac iel.org.br.dae. ff http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #2 lorurititu 11-06-2021 05:10
http://slkjfdf.net/ - Poceybopa Idwikzeb lom.vaes.instit utojosejorgemac iel.org.br.kfh. do http://slkjfdf.net/
Citar
 
 
0 #1 oganakisee 11-06-2021 01:56
http://slkjfdf.net/ - Ucerag Obikuvec wvq.lalb.instit utojosejorgemac iel.org.br.iiq. qb http://slkjfdf.net/
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 Natal/RN - Brasil,