Instituto José Maciel

Conteudo

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 28668
Conteúdo : 670
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 1089472

Pessoas Online

Nós temos 12 visitantes online

Agradecimento Dr. Olimpio Maciel Pelo lançamento dos livros do Dr. Eloy de Souza/Escritor Octacilio Alecrim.

E-mail Imprimir PDF

Ao fim desta solenidade, devo agradecer, primeiramente, ao senador Garibaldi Alves, que voltou a apoiar, através da Gráfica do Senado, dirigida até recentemente por Agaciel Maia, o Instituto Pró-Memória de Macaíba, viabilizando a publicação da segunda edição das "Memórias" de Dr. Eloy de Souza. Esta é, reconhecidamente, uma obra de grande valor literário, histórico, político e sociológico. Encontrava-se, lamentavelmente, há muito tempo fora do alcance dos leitores norte-rio-grandenses e, não há exagero em afirmá-lo, também dos leitores de todo o país, em face da abrangência dos depoimentos registrados pela inteligência e sensibilidade do grande jornalista, parlamentar e homem público que foi o Dr. Eloy de Souza. Para esta edição evidenciou-se fundamental a competente e dedicada coordenação de Rejane Cardoso, neta do memorialista.
Por outro lado, contando também com a decisiva colaboração do senador Garibaldi Alves, foram publicados três livros do ensaísta, filósofo do Direito e crítico literário Otacílio Alecrim, uma das maiores expressões da cultura nacional: "Ensaios de literatura e filosofia", "Fundamentos do standard Jurídico" e "O sistema de veto no EUA". Essas três publicações contaram com a participação do escritor Nelson Patriota e do programador visual Pedro Gomes de Souza Neto, garantias de que o texto do mestre Otacílio Alecrim manteve-se fiel à versão original, pelo rigoroso trabalho de revisão feito, tomando-se, ainda, graças à excelente apresentação gráfica, de leitura mais fácil e bem mais agradável.

Asseguro a todos os presentes que o Instituto Pró-Memória, de cujas iniciativas participa sempre decisivamente o Conselheiro Valério Mesquita, o que afirmo por exclusivo espírito de justiça, irá prosseguir na execução de seus diferentes projetos de restauração e preservação da memória de nossa Cidade, de nosso Município e de nosso Estado. Para tanto, não nos faltam a indispensável persistência e a humilde disposição de empreender todos os esforços que se fizerem necessários. Temos também absoluta confiança de que não nos faltarão o apoio e a colaboração que até hoje recebemos e que, com toda certeza, continuaremos recebendo das mais diferentes instituições e figuras de projeção dos nossos meios culturais, políticos e administrativos, bem como de toda a sociedade, para que novas conquistas, como esta que hoje comemoramos, se repitam, em escala cada vez maior, no futuro de profícuas realizações com o qual todos nós sonhamos.

Muito obrigado pela presença com que prestigiaram esta solenidade.

 
 Natal/RN - Brasil,