Ao fim desta solenidade, devo agradecer, primeiramente, ao senador Garibaldi Alves, que voltou a apoiar, através da Gráfica do Senado, dirigida até recentemente por Agaciel Maia, o Instituto Pró-Memória de MacaÃba, viabilizando a publicação da segunda edição das "Memórias" de Dr. Eloy de Souza. Esta é, reconhecidamente, uma obra de grande valor literário, histórico, polÃtico e sociológico. Encontrava-se, lamentavelmente, há muito tempo fora do alcance dos leitores norte-rio-grandenses e, não há exagero em afirmá-lo, também dos leitores de todo o paÃs, em face da abrangência dos depoimentos registrados pela inteligência e sensibilidade do grande jornalista, parlamentar e homem público que foi o Dr. Eloy de Souza. Para esta edição evidenciou-se fundamental a competente e dedicada coordenação de Rejane Cardoso, neta do memorialista.
Por outro lado, contando também com a decisiva colaboração do senador Garibaldi Alves, foram publicados três livros do ensaÃsta, filósofo do Direito e crÃtico literário OtacÃlio Alecrim, uma das maiores expressões da cultura nacional: "Ensaios de literatura e filosofia", "Fundamentos do standard JurÃdico" e "O sistema de veto no EUA". Essas três publicações contaram com a participação do escritor Nelson Patriota e do programador visual Pedro Gomes de Souza Neto, garantias de que o texto do mestre OtacÃlio Alecrim manteve-se fiel à versão original, pelo rigoroso trabalho de revisão feito, tomando-se, ainda, graças à excelente apresentação gráfica, de leitura mais fácil e bem mais agradável.
Asseguro a todos os presentes que o Instituto Pró-Memória, de cujas iniciativas participa sempre decisivamente o Conselheiro Valério Mesquita, o que afirmo por exclusivo espÃrito de justiça, irá prosseguir na execução de seus diferentes projetos de restauração e preservação da memória de nossa Cidade, de nosso MunicÃpio e de nosso Estado. Para tanto, não nos faltam a indispensável persistência e a humilde disposição de empreender todos os esforços que se fizerem necessários. Temos também absoluta confiança de que não nos faltarão o apoio e a colaboração que até hoje recebemos e que, com toda certeza, continuaremos recebendo das mais diferentes instituições e figuras de projeção dos nossos meios culturais, polÃticos e administrativos, bem como de toda a sociedade, para que novas conquistas, como esta que hoje comemoramos, se repitam, em escala cada vez maior, no futuro de profÃcuas realizações com o qual todos nós sonhamos.
Muito obrigado pela presença com que prestigiaram esta solenidade.
< Anterior | Próximo > |
---|