Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 485
Conteúdo : 626
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 836544

Pessoas Online

Nós temos 55 visitantes online

Pe. Joao Correia de Aquino (Monsenhor Aquino)

E-mail Imprimir PDF

- Dados pessoais e funcionais do Monsenhor Aquino
(Pe. João Correia de Aquino)

Nascido na cidade de Pau dos Ferros, região oeste do Rio Grande do Norte, em o3.06.1920, é o 15º rebento de uma família classe  média constituída de uma prole de 18 filhos gerados pelo casal Manoel Alexandre de Aquino e Júlia Correia de Aquino, ele, agropecuarista de origem portuguesa e ela de prendas domésticas, descendente de Joaquim José Correia  - Homem público de projeção no cenário político em fins do século dezenove e começo do século vinte.

De formação cristã conviveu na sua infância e pré-adolescência, sob os cuidados atentos do lar, sempre inclinado a pretensões religiosas.

Seus passos preliminares na busca do saber foram orientados nas salas do Grupo Escolar “Joaquim Correia”, da sua cidade, entidade edificada por seu avô materno quando de suas proveitosas gestões administrativas naquela época. Com pouca idade, ainda, matriculou-se no Colégio Marista de Natal, mas logo no ano seguinte, transferiu-se para o Seminário de São Pedro, em Natal, efetuando sua iniciação vocacional.

Depois de freqüentar o Seminário Maior em Fortaleza, ordenou-se padre na Diocese de Natal no dia 19 de novembro de 1947.


No ano seguinte foi nomeado, por Dom Marcolino Dantas, Assistente Eclesiástico do Mons. Joaquim Honório da Paróquia de Macau, e no seguinte já assumiu o paroquiato nas cidades de Taipu e Touros.

No final da década de 1960, foi honrosamente indicado pelo então arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Natal, para a Capelania Militar da Aeronáutica, e Vigário da Paróquia de Parnamirim, de onde afastou-se após vários anos de fiéis e proficientes serviços aquelas comunidades. Hoje aos noventa e um anos, afastado das suas ordens de ofício de outras atribuições, aguarda, ainda lúcido no seio de sua família em Natal, os desígnios do Cristo.

Registram-se vários marcos da sua atuação profícua tanto no zelo de sua messe cristã quanto no campo filantrópico e educacional por onde pontuou:

Associações religiosas e educativas – Creche, Instituto de Assistência Social, Reformas e ampliação de Igreja, Fundação de um Ginásio em Parnamirim com aquisição de recursos públicos onde assumiu a supervisão e colaborou como professor.

Nas suas virtuosas atividades sempre preocupou-se com a assistência as crianças necessitadas, como também propiciava apoio e conforto aos presidiários e pacientes hospitalizados nas suas freqüentes visitas de encorajamento e reforço da fé cristã.


(Informativo de seu irmão Jefferson C. de Aquino)

 

 
 Natal/RN - Brasil,