Instituto José Maciel

Homenagem ao Diplomata Potiguar

E-mail Imprimir PDF

Homenagem ao primeiro Diplomata Potiguar.

                    O Primeiro Diplomata potiguar Fernando Abbott Galvão, morto em 2009, foi homenageado na noite da última sexta-feira em sessão solene no Auditório II da Universidade Potiguar: A homenagem aconteceu durante palestra sobre “Governança Econômica” ministrada pelo filho de Fernando, o Secretário de Assuntos Internacionais do ministério da Fazenda, Marcos Bezerra Abbott Galvão. O evento foi organizado pelo curso de Relações Internacionais da UNP.
                    Na ocasião estiveram presentes o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o cônsul regional da Noruega, Gutemberg Tinoco, amigos da família e alunos do curso de Relações Internacionais. A Pró-Reitora da Extensão e Ação Comunitária da UNP, Jurema Dantas, representou a reitora Sâmela Gomes no evento. Ela ressaltou a importância de Fernando para a política externa brasileira. “A memória de Fernando se confunde com a história política do Brasil”, disse Jurema.
                    O irmão homenageado, Clemente Abbott Galvão esteve presente no evento e contou um pouco sobre a trajetória do seu irmão. Ele lembrou o fato dele ter passado pelo Instituto Rio Branco – a escola de formação de diplomatas – com primeiro colocado da sua turma, ainda nos anos 50, além de toda sua trajetória como diplomata e secretário no Itamaraty.
                    A produção do evento entregou ainda uma medalha de honra ao mérito ao filho do diplomata e a viúva dele, a embaixatriz Ana Abbott Galvão. Marcos Abbott aproveitou a ocasião para lembrar que em 1974 seu pai tentou concorrer ao cargo de Governador do Estado, mas acabou derrotado por Tarcísio Maia nas eleições realizadas de forma indireta naquele ano. “Ele chegou a fazer parte do trio com possibilidade de ser eleito, mas acabou derrotado”, disse.
                    A temporada que Fernando passou em Portugal como 1° secretário rendeu a ele estudos sobre a cultura portuguesa e principalmente sobre o escritor Eça de Queiroz. “Além de estudioso e intelectual, meu pai foi escritor”, disse Marcos referindo-se ao livro O Diário de Jonathas Abbott. Para o advogado Artur Mesquita, idealizador da homenagem, o evento é importante para relembrar os feitos desse ilustre potiguar “É um resgate a trajetória desse potiguar”, disse.

Embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão.

 
 Natal/RN - Brasil,