Instituto José Maciel

A multiplicação dos pães e do voluntariado feminino

E-mail Imprimir PDF

A multiplicação dos pães e do voluntariado feminino


Zilda Arns Neumann

Ieda Verreschi*

               A Pastoral da Criança foi uma ideia vencedora, a efetiva comprovação da difusão do bem. Lamentavelmente, a vida de sua fundadora, a médica Zilda Arns Neumann, foi ceifada neste horrível terremoto que devastou o Haiti, inaugurando as catástrofes de 2010. Zilda Arns, porém, lá e entre nós, deixou sólido o seu trabalho pela redução da mortalidade infantil construído sobre rocha.
               Fundada em 1983, a grande novidade para aqueles anos foi a sua base no voluntariado arregimentado, principalmente entre as lideranças da população assistida. Ativa em mais de 3,7 mil municípios brasileiros, estendeu-se a outros países da América Latina, da África e ao Haiti, justificando ali a presença da médica naquele momento fatídico.
               Ao longo do seu vitorioso trabalho, Zilda Arns foi homenageada por grande número de entidades médicas e não médicas, sendo membro honorário da Academia Nacional de Medicina e sócia honorária da Associação Brasileira de Mulheres Médicas-Seção São Paulo.
               O sucesso de seu trabalho naturalmente lhe conferiu respeitabilidade e grande influência política, sendo ultimamente membro do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.
               As mais diversas manifestações que ocorreram a partir da notícia da sua morte são a constatação deste fato: editoriais e colunas nos mais influentes jornais, bem como seções de revistas de grande circulação; desde singelas e espontâneas cartas de leitores até uma imagem especial na página inicial do site da “Turma da Mônica”, no último dia 25 de janeiro.
               No relato “A fé comprometida com a caridade”, de D. Geraldo M. Agnelo, lê-se o testemunho documental do então arcebispo de Londrina designado para acompanhar a Zilda na instalação do projeto piloto da Pastoral na paupérrima Paróquia de Florestópolis, no Paraná. Lá começava o fenômeno que leva à redução da mortalidade infantil no país, registrado em 20% no primeiro ano da sua implantação.
               Certamente a construção do caráter de Zilda Arns começa no seio da sua família Steiner-Arns em Forquilhinha, Santa Catarina, região de colonização alemã, onde nasceu em 25 de agosto de 1934. Segundo suas próprias palavras, na última manifestação em Porto Príncipe, imediatamente antes da tragédia que a levou para sempre “... esse desenvolvimento começa quando a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe”.
               Zilda Arns graduou-se em 1959, na Faculdade de Medicina da UFPR, tendo feito residência em Pediatra no Hospital César Pernetta, em Curitiba. Foi mãe de cinco filhos e avó, tendo enviuvado em 1978. Mais recentemente perdeu em acidente uma filha, que perpetuou pela permissão para doação de órgãos.
               O trabalho voluntário e a Terceira Idade eram atualmente o foco da dedicação de Zilda, pois sua história estava ligada ao início da pastoral da Criança, trabalho intensificado com a Pastoral do Idoso, iniciada em 2004, nos mesmos moldes da primeira. Havia nela a certeza do forte impacto do voluntariado no desenvolvimento nacional, que no início dos anos 2000 era próximo de 20 milhões. Segundo pesquisa do IBGE, em 2005, com 338 mil organizações sociais sem fins lucrativos, os voluntários representavam 53,4% dos seus colaboradores. A sua ideia de que é preciso aumentar os investimentos para envolver as pessoas idosas no trabalho voluntário impacta positivamente e pode ser interpretada como uma mensagem que revela e traduz a força transformadora da mulher, médica e mãe que foi Zilda Arns.

* Ieda Verreschi é médica endocrinologista e conselheira do Cremesp

Voluntários

               Os médicos que quiserem se inscrever como voluntários no Haiti, devem entrar em contato com a Associação Médica Brasileira (AMB), pelo tel. (11) 3178-6800, ou fazer cadastro pelo site http://www.amb.org.br/teste/amb_haiti.htm. Sugestões devem ser enviadas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Mais informações na matéria Solidariedade, publicada no Canal Acadêmico do site do Cremesp.
               O Ministério da Saúde (juntamente com o Exército) também está cadastrando voluntários (médicos e demais profissionais de saúde) diretamente. Para isso, é preciso enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , conforme a matéria Voluntários para Haiti, no Canal Acadêmico do nosso site.

Matéria divulgada no Jornal do Cremesp.

 
 Natal/RN - Brasil,