Sargento Meneses – Rio de Janeiro 1920
             João Menezes de Melo, vitima de um desastre de aviação na Capital do PaÃs, nasceu no Rio Grande do Norte, a 13 de junho de 1896, filho do Cel. João Felismino de Melo. Morreu aos 21 anos de idade, a 29 de setembro de 1920, com o crânio esmigalhado, nas proximidades da Estação Marechal Hermes.
              Solteiro, verificou praça a 15 de setembro de 1914, na 3° Companhia Isolada de Caçadores, de onde foi transferido a 20 de janeiro de 1915 para o 3° Regimento de Infantaria com sede no Rio. No 3° Regimento, serviu até 13 de fevereiro de 1920, quando se matriculou na Escola Militar de Aviação.
              A 1° de maio de 1920, conquistou o BREVET internacional e, a 8 de julho, o militar.
              Tinha serviços de guerra prestados na revolução do Ceará, de outubro a dezembro de 1914.
              O sargento Meneses entrou para a Escola Militar de Aviação, quando o Campo dos Afonsos não tinha um ano de inaugurado.
              Viveu, assim, os primeiros dias da aviação nacional e foi vitima, como tantos outros, do seu entusiasmo e audácia.
              Aquela época, os jornais cariocas imputavam como causa dos repetidos desastres, então verificados, um desleixo criminoso, obrigados que eram os discÃpulos da Escola a dirigir aparelhos quase imprestáveis, arriscando-se desta maneira, muitas vezes, à perda da própria vida.
              O que não padece dúvida, porém, é o ter sido um grande apaixonado da aviação. Diariamente, realizava vôos de aperfeiçoamento nos aparelhos de 15 metros, denominados BEBÊ, e tinha por campo de ação preferido as proximidades da Estação Marechal Hermes, onde residia sua namorada.
              No dia do desastre, com o inicio das aulas, o Campo dos Afonsos bem cedo, apresentava aspectos febricitantes.
              Pouco depois das sete horas, o aviador que, até então estivera ausente da pista, depois de axaminar a estabilidade do seu aparelho, pôs o NIEUPORT n° 24.648 em funcionamento e levantou vôo em direção a Marechal Hermes.
< Anterior | Próximo > |
---|