Instituto José Maciel

O primeiro Diretor

E-mail Imprimir PDF

Walfredo Gurgel, o primeiro diretor

               O Monsenhor Walfredo, figura das mais lembradas por amigos e ex-alunos, dirigiu o Colégio por duas vezes. A primeira de 1942 a 1946 e uma outra vez em 1955 a 1961. Ambas às vezes, afastando-se para participar de campanhas eleitorais, onde galgou cargos e conquistou espaços na vida política estadual. Professor de varias matérias, contador, administrador da obra em andamento e, ainda, sobrava-lhe tempo para treinar os times de futebol, de vôlei e assistir aos ensaios da banda de musica, que organizara e que tinha, como regente o querido e estimado ilustre Bedé.

               O Padre Manuel da Costa dirigiu o Ginásio Diocesano de 1946 a 1950. Neste tempo muitos acontecimentos marcantes no colégio e na cidade. Na cidade, fundou-se a Juventude Masculina Católica, sob a presidência do Padre Sinval Laurentino, então vice-diretor do GDS. Também neste ano de 1946 foi fundado o Seminário Diocesano Santo Cura D’Arcs, completando o prédio do Ginásio. Em 26 de março de 1950, o Padre Manuel da Costa morre, assumindo a direção do Ginásio o Padre Sinval Laurentino que, já em 1952, transferido para Currais Novos, passa às mãos do Padre José Calestino Galvão o comando administrativo e pedagógico do estabelecimento escolar. Neste ano. O Padre José Calestino Galvão, já como Cônego, torna-se, mais tarde o primeiro diretor do Instituto de Educação, hoje Centro Educacional José Augusto.
               No ano de 1955 retorna ao Ginásio o Monsenhor Walfredo Gurgel. Administra, mais uma vez, o GDS. Aumenta o numero de alunos, constrói novas dependências, realiza, em fim, mais uma administração próspera. Afasta-se para candidatar-se a Vice-governador do Estado. Assume o Padre Itan Pereira da Silva, interinamente, tornando-se depois o sexto diretor do colégio. Ele dirigiu o colégio de 1961 a 1964. uma de suas primeiras providencias foi resgatar a história do Ginásio, escrevendo-a nas páginas do Livro de Tombo. Em 26 de fevereiro de 1964, o educandário passou a se chamar oficialmente Colégio Diocesano Seridoense. E em 1964, assume a direção do Colégio o Padre Ausônio Tércio de Araújo.

Publicado na Tribuna do Norte
08 de outubro de 2006

 
 Natal/RN - Brasil,