Instituto José Maciel

Alberto Roselli, Diplomata, Advogado, Político e Desportista

E-mail Imprimir PDF

Luiz G. M. Bezerra

(Membro do Instituto Histórico e Geográfico/RN e da ACERN – Associação dos Cronistas Esportivos/RN)

ALBERTO ROSELLI, DIPLOMATA, ADVOGADO, POLÍTICO E DESPORTISTA

Natal – RN
Dezembro/2005

               Norte-Rio-Grandense ilustre, advogado, professor, Intendente Municipal, político, católico praticante, jornalista, poliglota e desportista. Teve marcantes e significativas atividades no Rio Grande do Norte.
               Desde jovem, educou-se na Suíça, onde graduou-se doutor em Ciências Jurídicas e Comerciais, diplomado pela Academia Internacional de Zurich. Retornando ao Brasil, formou-se pela Faculdade de Direito do Recife (PE), em 1911. Falava seis idiomas- português, francês, italiano, espanhol, inglês e alemão. De volta a Natal, passou a exercer a profissão de advogado e ocupou vários cargos – professor de inglês do velho Atheneu Norte-riograndense; leciounou Educação, Moral e Cívica na Escola Normal de Natal; vereador e Intendente Municipal de Natal e Diretor da Escola do Comércio de Natal, onde lecionou a disciplina de Direito Comercial; advogado dos mais notáveis do foro da capital; foi Presidente da Ordem dos Advogados/RN e do Conselho de Contabilistas/RN; membro do Conselho Penitenciário do Estado; do Centro de Imprensa Católica e de outras associações civis, religiosas e esportivas.
               Deixou várias monografias publicadas, colaborando em jornais e revistas de Natal, Rio de Janeiro e São Paulo, e foi por muitos anos, redator-secretário dos jornais “A República” e de “A Ordem” desta cidade. Também era sócio da “National Geopraphic”, de Washington.
               Foi rica sua dedicação à vida esportiva potiguar, tendo sido o primeiro arbitro de futebol de Natal, ao apitar em partida realizada em 1917, em disputa de uma “Taça”, promoção dos desportistas José Potiguar Pinheiro e Cícero Aranha, no descampado da Praça Pio X (onde hoje está construída a nova Catedral de Natal), em virtude de ser o único natalense, naquela época, conhecedor das regras oficiais do novo esporte que apareceu na Inglaterra – o futebol, quando estudava na Suíça, onde ali já se praticava o futebol. Depois foram aparecendo outros juízes em Natal, como Mario Severo, Julio Meira e Sá, Loris Cordovil e Sergio Severo.

05/12/1911

               Com o comte. Antonio Monteiro Chaves, Henrique Castriciano, Cícero Aranha, Luiz Potiguar Fernandes e João Café Filho, o desportista Alberto Roselli, fundou o CSN – Centro Sportivo Natalense, este que seria com o ABC Foot-Ball Clube e América Foot-Ball, o terceiro clube do futebol oficial da cidade, que deu oportunidade para ser fundada a LTDRN – Liga de Desportos Terrestres/RN, em 04/08/1918, cujas leis vigentes só permitiam a entidade ser fundada, com no mínimo, três clubes (outros clubes já existiam, porém, se consistência), para dirigir os destinos do novo esporte em nossa terra.
               O comte. Monteiro Chaves foi eleito o primeiro Presidente da Liga, tendo como Vice-Presidente, o Dr. Hemeterio Fernandes, Juiz de Direito de Ceará Mirim (RN), auxiliados por Alberto Roselli, o orador, e Cícero Aranha, o secretário.
               Possuidor de amplo terreno na esplanada Silva Jardim, na Ribeira, Alberto Roseli, cedeu aquela área, para treinamento do Centro Sportivo Natalense, cujos atletas eram formados pelas guarnições dos encouraçados de Guerra que permaneciam estacionados em Natal para patrulhamento de nossa costa marítima, no período da “1ª Grande Guerra Mundial”. O centro foi o campeão oficial da cidade da LTDRN, em 1921.
               Daí por diante, Alberto Roselli, foi um eterno colaborador para o desenvolvimento não só para o futebol, como também o remo e outros desportos que foram surgindo em Natal.
               Ainda Jayme dos G. Wanderley, Silvio Dantas, Julio Meira e outros, Alberto Roselli, fundou também o Natal Foot-Ball Clube, o primeiro com esta denominação em Natal.
               Na política, Alberto Roselli, foi também Deputado Federal até 1937, quando foi instituído o Estado Novo. Havia participado também da Assembléia Constituinte, em 1934, pelo Partido Popular, de José Augusto, que ajudou a fundar. Nos momentos de agitações políticas, sempre altivo e digno na reivindicação de seus direitos, Alberto Roselli, propungava pela reintegração dos princípios da moralidade administrativa e pela implantação de um regime da liberdade e de justiça. Depois abriu escritório de advocacia no Rio de Janeiro, a rua 1º de março, nº 6, juntamente com José Augusto Bezerra de Medeiros, onde esteve até o seu falecimento.
               Desde jovem colecionava selos e chegou a ter coleção do Brasil praticamente completa, até a década/60, e foram seus colegas filatelistas em Natal, o médico Aderbal de Figueiredo e o Mons. João da Mata Paiva e o industrial Abel Viana.
               Em 17/03/1916, casou-se com D. Anilda Vierira de Melo, com quem teve dois filhos – o advogado Alberto Roselli Filho, falecido em São Paulo, 29/08/1981, e Analdi Roselli, médica até hoje exercendo a profissão no Rio de Janeiro, na especialidade de Antatomia-Patológica. Alberto Roselli, enviuvou em 28/01/1919 e contraiu núpcias com D. Carmem Barreto, em 21/01/1923. Novamente enviuvou em 22/10/1924, não tendo filhos deste segundo casamento.
               Alberto Roselli, tornou-se Agente Consular da França em Natal e foi um pioneiro na aquisição de um terreno para pouso de aviões internacionais quando, em 1927/1928, aviadores franceses da então COMPAGNIE GENERALE AEROSPOSTALE (atual Air France) sobrevoaram Natal, em um BREGUET e aterrissaram na Praia da Redinha, após atravessar de barco o Rio Potengi. Os franceses eram PIRON piloto, DELEY navegador e PICHARD mecânico. Como se confirmasse o interesse no estabelecimento da base aérea, começaram a procurar um local para fazer o campo de aviação.
               Como conhecesse muito bem os arredores de Natal e também o interior nas suas mudanças profissionais, Alberto Roselli, lembrou-se da área de Parnamirim que foi logo aprovada pelos franceses. Como esta área pertencesse a Manoel Machado, vitorioso comerciante português ee há anos estabelecido em Natal, foram com ele falar sobre as condições de compra. Manoel Machado, prontamente, doou uma área de 1 Km² por eles pretendida. Logo depois iniviaram as obras de preparação do campo e dependências, núcleo inicial do atual campo de Parnamirim. Simultaneamente a COMPAGNIE GENERALE AEROPOSTALE abriu agência na Avenida Tavares de Lira, no bairro da Ribeira. Alberto Roselli foi nomeado Tesoureiro da mesma. Evidentemente, que com a eleição para Deputado Federal afastou-se do cargo.
               Algum tempo após o fechamento da Câmara foi nomeado membro da Propriedade Industrial e pouco depois Procurador do então Departamento do Café, onde permaneceu até os 70 anos, quando aposentou-se.
               Alberto Roselli nasceu em Natal (RN), em 17/03/1886 e faleceu no Rio de Janeiro, a 21/07/1966, aos 80 anos de idade. Era filho de Ângelo Roselli e Sophia Pipolo Roselli, ambos italianos. O seu pai teve em Natal um grande armazém de gêneros alimentícios e quando Alberto Roselli retornou da Suíça encarregou-se da parte comercial dos seus negócios.

 
 Natal/RN - Brasil,