Instituto José Maciel

Conteudo

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 32784
Conteúdo : 679
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 1211961

Pessoas Online

Nós temos 9 visitantes online

Jose Jorge Maciel

E-mail Imprimir PDF

As pessoas se particularizam pelo caráter que têm e demonstram ao longo das circunstâncias e desafios da vida. Em razão dele é que estabelecem formas inconfundíveis de interação com as demais pessoas, se posicionam com determinadas características no ambiente social em que convivem, tomam atitudes diante do cotidiano mais simples em que todos estamos mergulhados ou constroem algumas vezes a sua opção político-ideológica.

José Maciel foi sempre o mesmo homem em todas as atividades que exerceu, no âmbito médico-profissional ou no território da política ou, ainda, até mesmo como fazendeiro, quando se tomou um criador seletivo e apaixonado por gado de raça e, mais do que isso, um extraordinário conhecedor e especialista em animais leiteiros, apesar de ocultar a sua experiência e conhecimento sob o disfarce de um discreto observador apenas interessado e diletante. O mesmo homem, idêntico ao que era no relacionamento com familiares e amigos: um homem de convicções firmes, de uma firmeza que inspirava confiança e respeito. Subjacente a essa enérgica e intransigente retidão e correção de comportamento, havia alguém surpreendente e intensamente sensível ao sofrimento do próximo, solidário com as necessidades e carências alheias e sempre inconformado, melhor diria, indignado, com as injustiças e desigualdades sociais.
Os dados mais importantes de sua biografia são os seguintes: era médico radiologista, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia (1939). Foi Diretor do Sanatório Getúlio Vargas de Natal (RN). Exerceu o cargo de Secretário de Saúde durante o período em que era Governador do Estado Dinarte Mariz. Foi um dos fundadores do Instituto de Radiologia de Natal. Elegeu-se Prefeito de Macaíba, a cidade em que nasceu (em 08 de outubro de 1914), e desempenhou o mandato de 1953 a 1958. Dentre suas iniciativas na área desportiva, merecem destaque suas contribuições para a fundação do Jockey Clube/RN (1964), Kennel Clube Norte-Rio-grandense.

Foi dado o seu nome ao estádio de futebol de Macaíba, em reconhecimento ao seu apoio aos esportes e, em particular, à construção dessa praça esportiva. Em Natal foi homenageado pelo Governador Garibaldi Alves Filho e pelo Secretário da Saúde Dr. Ives Bezerra dando seu nome ao antigo Leprosário - Hospital José Jorge Maciel.

Era casado com Zuleide Meira Maciel, sua companheira e mãe de seus filhos, com quem compartilhou, sempre de ânimo inabalável, como se cumprisse a recomendação bíblica, os momentos de alegria e de tristeza, de êxito e de frustração, de plenitude existencial e de dolorosa incerteza que o destino reserva para todos nós. Eram dois seres, que se identificavam e se respeitavam com o amor que muitas vezes, por sua intensidade e veracidade, se oculta no mais íntimo da frágil e ainda assim inquebrantável condição humana.

José Jorge Maciel faleceu em 15 de dezembro de 1995, deixando como marca e símbolo de sua vida, para os familiares, amigos e todos os que o conheceram, uma permanente, lúcida e corajosa afirmação de dignidade, que constituiu a tônica e a diretriz do seu modo de agir em todas e quaisquer circunstâncias por que passou em sua trajetória existencial.

Olímpio Maciel

O médico Olímpio Maciel, é filho de José Jorge Maciel e sua irmã Cleide Maria é nora de Luiz. G. M. Bezerra.

 
 Natal/RN - Brasil,