A educação básica obrigatória já era realidade na Europa e na Argentina no século XIX. No Brasil do inicio do século XX, poucos defendiam a educação universal como solução para o desenvolvimento e a consolidação de ideais cívicos e republicanos. Acreditava-se que o povo brasileiro teria uma ‘’deformação étnica’’, impeditivo maior de progresso social. O médico e sanitarista Vital Brazil se formara com dificuldade e acreditava na força transformadora da ciência e da educação. Ele reproduziu no Brasil o tratamento contra a peste bubônica e desenvolveu uma grande quantidade de soros para vítimas de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. Fundou o renomado Instituto Butantan, de São Paulo, onde criou, na década de 10, uma escola para s filhos de funcionários e o primeiro curso de alfabetização para adultos do país. Apenas muito tempo depois da iniciativa de Vital Brazil, outras instituições passaram a se preocupar com a educação de seus empregados.
P.L.
‘’A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS TORNOU-SE OBJETO DE POLÍTICA PÚBLICA, MAS UM EM CADA QUATRO BRASILEIROS COM 60 ANOS OU MAIS AINDA NÃO SABE LER OU ESCREVER. ’’
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