Os homenageados são Manoel Villaça (pai) e Elias Villaça (filho)
Natural de São João (PE), ex-senador Manoel Villaça, que completaria cem anos, a ele foi concedida a medalha do Mérito Legislativo, maior honraria da Casa. Depois de concluir Medicina em Recife, escolheu Natal para exercer seu ofÃcio. Especializou-se em Pediatria e Saúde Pública e chegou a ser ministro da Saúde no governo de João Goulart, entre junho agosto de 1962. Também foi suplente do senador Monsenhor Walfredo Gurgel e em 1966 assumiu sua vaga, quando Walfredo Gurgel foi eleito governador do RN.
No Senado sua atuação foi relevante: relatou 108 proposições, entre emendas constitucionais, projetos de lei, projetos de decreto legislativo e foi vice-presidente e membro titular da Comissão de Saúde e da Comissão do PolÃgono das Secas e membro da comissão mista de estudo do projeto das Constituição.
Foi titular das comissões de Saúde e de Finanças e delegado do Brasil junto ao Parlamento Latino-Americano. Foi o coordenador geral do Orçamento da União e vice-lÃder do governo. O ex-senador morreu em 1971, deixando viúva Dione Pereira Villaça e cinco filhos.
< Anterior | Próximo > |
---|