Valério Mesquita
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Já houve quem dissesse que pátria é a famÃlia amplificada. E num municÃpio, célula mãe da nacionalidade, esse fenômeno se manifesta de forma mais clara. Tomo como exemplo a minha terra MacaÃba com relação a famÃlia Mesquita que se amalgamou através dos laços do matrimônio com as os Andrade, Maciel e Marinho. Para não ir muito longe, parto dos quatro patriarcas das respectivas famÃlias nascidos no século dezenove, marco inicial da miscigenação dos grupos. Foram eles: Alfredo Adolfo de Mesquita, Olimpio Jorge Maciel, Baltazar Marinho e Dario Jordão de Andrade (pai).
![]() |
![]() |
![]() |
Como se procedeu o entrelaçamento das famÃlias Mesquita, Andrade, Maciel e Marinho: Alfredo Adolfo de Mesquita casou-se com Ana Olindina Marinho, irmã de Baltazar; Alfredo Mesquita Filho entrou na famÃlia Andrade casando com Nair filha de Dario (pai); Olimpio Jorge Maciel entrou na famÃlia Mesquita em matrimônio com Elen e José Maciel filho do casal esposou Zuleide filha de Amélia (Nazinha) Mesquita Meira; Dario Jordão de Andrade (pai) entrou na famÃlia Maciel através das núpcias com Geni filha de Olimpio e Elen; outras curiosidades, o médico Olimpio Maciel Neto, diretor do Instituto de Radiologia de Natal tem mãe e avó da famÃlia Mesquita, é sobrinho afim dos irmãos Andrade (Dario Jordão, o juiz, etc., sobrinho a fim dos Mesquita Alfredo, Paulo, Vicente, José e Nininha; os patriarcas Baltazar Marinho e Dario Andrade casaram com duas irmãs respectivamente Luiza e Sofia, filhas de imigrantes italianos (Curcio) que agregaram posteriormente outros segmentos familiares: Cabral, Duarte, Garcia, Cavalcante, etc., sem falar nas novas gerações. Vou parar por aqui a fim de não confundir tanto o leitor com o fito, apenas, de ratificar o adágio de que MacaÃba, foi o tronco, a raiz, e o laboratório da amplificação dessas quatro familiares entre si.
A fenomenologia do enlaçamento das famÃlias existe na quase totalidade dos municÃpios e regiões. O Seridó é um exemplo rico, bem assim as regiões oeste e agreste do Rio Grande do Norte. Referi-me a MacaÃba por ser a minha terra e por integrar tal processo de união biológica e social de grupos diversos de etnias, de famÃlias oriundas de pontos diferentes com suas paixões e conflitos. Outros levantamentos nesse sentido devem ser suscitados por notáveis cronistas em seus municÃpios. O fato se revestirá da maior importância para a pesquisa das migrações, do compadrio do poder e das relações sociais de diferentes correntes familiares. Enfim, um perfil, um estudo social, cultural, econômico e polÃtico de cada comunidade.
![]() |
Olympio Jorge Maciel |
![]() |
As famÃlias Mesquita, Marinho, Maciel e Andrade, longe de se oporem pelas circunstâncias ou pela mutabilidade da vida, elas se harmonizam e se identificam pelos laços de consangüinidade e parentesco, num exemplo raro dentro de um mesmo núcleo cultural, de um mesmo ajuntamento de indivÃduos que só o tempo desfez e a morte os capitulou. As novas gerações conduzem os sobrenomes através de uma mormidão inter-relacional muito diferente daqueles dias épicos dos primeiros rebentos. Mas esse fato pertence a outro enfoque: a chamada modernidade dos hábitos e costumes. Porque não se cultiva mais famÃlia como antigamente.
< Anterior | Próximo > |
---|