Senador Garibaldi Alves Filho
Este é um momento de inesgotável reverência. Como homenagear e proclamar com justiça a dimensão intelectual, moral, polÃtica e humana de Eloy Castriciano de Souza e OtacÃlio Alecrim? Como revelar à s novas gerações suas presenças na geração dos nossos anseios coletivos mais legÃtimos e permanentes? Dr. Eloy, o homem público modelar, que exercitou a espÃrito de servir ao Rio Grande do Norte, ao Nordeste e ao Brasil obstinadamente, enfrentando desafios cujas soluções emergem, ainda hoje, dos seus estudos e proposições? O homem público Ãntegro, culto, idealista e inovador. O personagem ativo na vida parlamentar brasileira durante 36 anos. O jornalista polÃtico, editorialista, editor e redator, que cunhou um estilo admirado e consagrado em âmbito nacional e estadual. A coragem cÃvica reverenciada por homens da estirpe de Pedro Velho, Alberto Maranhão, Ferreira Chaves, Tobias Monteiro, Tavares de Lyra, José Augusto, Juvenal Lamartine, Edgar Barbosa, Dinarte Mariz e AluÃzio Alves. O precursor, juntamente com Juvenal Lamartine, José Augusto e Conselheiro Britto Guerra, de estudos que deram conteúdo e forma à sociologia das secas e do semi-árido.
O pesquisador de campo, convivendo com realidades regionais e locais no Brasil e no exterior, nelas identificando as fontes inspiradoras de projetos expressão de modernidade. O polÃtico nordestino, que inspirou a criação da Inspetoria Nacional das Secas e, posteriormente, do Departamento Nacional de Obras contra as Secas. Seus ideais e seus compromissos com o Nordeste foram proclamados pelo Presidente Juscelino Kubitschek na inauguração da monumental barragem de Orós no Ceará. Eloy de Souza, o deputado federal e senador da República, que emudecia o Congresso Nacional com suas intervenções, em discursos e apartes de repercussão nacional.
OtacÃlio Alecrim, que, nas palavras do saudoso Mário Moacyr Porto, foi o mais brilhante, culto e erudito companheiro de turma na Faculdade de Direito do Recife e a maior figura de sua geração. OtacÃlio Alecrim, o escritor proustiano de "ProvÃncia Submersa", o ensaÃsta de "Ensaios de literatura e filosofia", o jurista de "Fundamentos do standard jurÃdico" e do "Sistema de veto nos Estados Unidos". OtacÃlio Alecrim, o pensador e intelectual do mundo, cujas reflexões o levavam a antecipar-se à "aldeia global" dos nossos dias.
Cumprimos aqui um dever: o Senado Federal e o Instituto Pró-Memória de MacaÃba. Homens como Eloy de Souza e OtacÃlio Alecrim se imortalizaram por suas vidas, suas ações e suas obras. A nossa homenagem é um imperativo do culto à queles que moldaram o que há de melhor e imperecÃvel em nossa alma e ideais coletivos.
Â
< Anterior | Próximo > |
---|