Instituto José Maciel

Familia Maciel

Arquivo da Familia Maciel

E-mail Imprimir PDF

Nadja Maciel Dias Zuleide Meira Maciel
 

Arquivo da Família Maciel

E-mail Imprimir PDF

Em pé: Dr. Dario Jordão de Andrade, Jenny Maciel de Andrade, Maria Maciel Lima, Gustavo Lima, José Maciel, Zuleide Meira Maciel.

Sentados: Dr. Ivan Maciel de Andrade, Dona Elen Maciel, Olympio Jorge Maciel, Sônia Maciel de Andrade Pinheiro.

 

Lucy e Olavo Meira Lima, e Iris Meira Siqueira | 03.01.1998

E-mail Imprimir PDF


 

Tributo a Jose Maciel

E-mail Imprimir PDF

José Jorge Maciel era filho de Olímpio e Ellen, as figuras mais puras que conheci na infância-adolescência em Macaíba. Meu primo pelos dois lados: Mesquita de Elen e Andrade de Olimpio.

Lembro-me do casarão encantado da Rua Pedro velho, onde nasceu Maciel. A força evocativa do seu nome me devolve aos anos cinqüenta, quando menino escutava as alas-moças entoarem a canção do líder nascente “É Maciel, nosso Prefeito!”. Médico, e Secretário de Estado. Depois, interpretou o destino político para atender a vocação profissional. Mesmo assim, a sua passagem pela política não foi meteórica. Era um democrata de idéias e lutas nascidas nas vertentes literárias da velha Faculdade de Medicina da Bahia contra os esbirros do Estado Novo.

Com o despontar da redemocratização do país, aliou-se aos grandes vetores das mudanças políticas do entardecer dos anos quarenta. De longe observava-o que mesmo distante da liderança política não perdera na retina o brilho das multidões e das estrelas do céu de sua terra.

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,