Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 469
Conteúdo : 617
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 774546

Pessoas Online

Nós temos 18 visitantes online

Luiz Romano

Luis Romano, uma referencia no Brasil

E-mail Imprimir PDF

Luís Romano, foi um poeta cabo-verdiano, que várias vezes, foi referenciado na imprensa brasileira, sempre com respeito e distinção.

Luís Romano de Madeira Melo (Santo Antão, Cabo Verde, 10 de Junho de 1922) é um poeta, novelista e folclorista bilingue, com trabalhos em português e em crioulo cabo-verdiano da Santo Antão, idioma que prefere designar por "língua cabo-verdiana". Luís Romano de Madeira Melo vive no Brasil desde 1962.

Vacinado contra as fanfarras publicitárias, Luís Romano encontrou em Natal um refúgio, por muitos anos bucólico e pacífico, para a elaboração de uma obra que lhe requeria tempo e fé.

Engenheiro de profissão, especializado na extração e beneficiamento do sal e do petróleo, jamais negligenciou o seu trabalho de criação, destacando-se como ficcionista, poeta e ensaísta inspirado na cultura, na tradição e nos costumes de sua terra natal, o arquipélago de Cabo Verde, que passa a existir literariamente através do seu talento e de uma vontade que jamais se rendeu aos obstáculos que geralmente se interpõem entre o homem e o sonho, para dificultar a obra e fazê-lo desistir. Romano, porém, venceu inclusive a doença e os achaques da velhice e, hoje, vivendo em Petrópolis, na avenida Afonso Pena, tem no trabalho de criação e reflexão o pão com que alimenta cotidianamente o seu espírito fortalecido pelo ideal.

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,