Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 488
Conteúdo : 627
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 843735

Pessoas Online

Nós temos 29 visitantes online

Dr. Onofre Junior e Dr. Rubens Santos

E-mail Imprimir PDF

 

Galeria Memorial da Medicina

E-mail Imprimir PDF


 
 Estátua da Caridade Memorial da Medicina Sala Onofre Lopes

 
 
 
 

 

Congressos e Jornadas médicas

E-mail Imprimir PDF

5° Curso de Atualização em cirurgia do aparelho digestivo. 1978 (SP)

Reunião na UFRN Faculdade de Medicina - Dr. Marco Antonio, Dr. Frederico, Dr. José Varela, Dr. Armando China, Prof. Mariano Coelho e Dr. José Américo

(em pé) Drs. Paulo Sobral, Olavo Montinegro, Mucio Galvão, João Tinoco, José Tavares, Jacob Wolfson, Etelvino Cunha, Onofre Lopes.
(sentados) Drs. Alvaro Vieira, Olavo Medeiros, Varela Santiago, Januário Cicco, Ernesto Fonseca, Odilon Silveira, Carlos Passos.

Arquivo Dr. José Américo

 

Principais atividades do Memorial nos últimos meses

E-mail Imprimir PDF

Principais atividades do Memorial nos últimos meses

                         O Memorial da Medicina, além de manter um acervo permanente exposto ao público, recebeu a Academia de Medicina do RN para celebrações:
                         Em 05/11/2002, Sessão Solene e Discurso de Elogio ao Patrono da Cadeira N° 34, Prof.Dr. Epaminondas Fonseca, proferido pelo Acadêmico Prof.Dr. Fernando Ezequiel Fonseca, seu filho.
                         Em 01/04/2003. Sessão Solene e Discurso de Elogio ao Patrono, proferido pela Acadêmica Prof.ªDra. Ana Maria de Oliveira Ramos, com homenagem à Prof.ªDra. Giselda Trigueiro, Patrona da Cadeira N° 32.
                         Em 22/04/2003. Posse em Sessão Solene do Acadêmico Prof.Dr. Luiz Gonzaga Bulhões, assumindo a Cadeira N° 19, cujo Patrono é o Prof. Emílio Salem Filho. O novo Acadêmico foi saudado pelo Acadêmico Prof.Dr. Cleone Noronha.
                         O Memorial ainda foi palco, no dia 30/05/2003, para o relançamento do livro “Natal que eu vi”, escrito pelo advogado, escritor e historiador natalense Lauro Pinto, em edição fac-similar pelo Sebo Vermelho, por iniciativa do seu filho, Prof.Dr. Araken Irerê Pinto, cuja primeira edição de seu em outubro de 1971, pela Imprensa Universitária. Trata-se de uma obra testemunho em prosa, sua devoção à cidade e seus moradores e, em fotografias, a arquitetura saudosa da Natal provinciana bucólica.
                         No dia 10/07/2003 registramos o lançamento do livro de poesias “Ser Pardal”, do Prof.Dr. Gilmar Amorim de Souza, professor de Medicina Clinica da UFRN, Vice-Presidente do Cremern e Diretor Técnico do Hospital Universitário Onofre Lopes. Em sua primeira edição pelo Sebo Vermelho, mostra a sensibilidade do médico potiguar e tem umas de suas poesias transcritas nesta revista (p. 15), quando homenageia, de forma singela, o Prof.Dr. Onofre Lopes. Lembrando que o homenageado também foi fundador do Conselho Regional de Medicina do RN, registrado como CRM n° 1.
                         Consoante com as intenções do Cremern de incentivar a formação ética e humanística dos estudantes de medicina, fazendo-os conhecer os seus precursores, o Memorial recebeu no dia 08/05/2003, para aulas em suas instalações, como já o fizera em outubro de 2002 (primeira turma do novo currículo do Curso de Medicina 2002.1 mostrada na foto ao lado), os estudantes do segundo período do Curso de Graduação em Medicina da UFRN, em meio a Disciplina Complementar Sociologia da Saúde.

Primeira turma do novo currículo do Curso de Medicina 2002.1
                         Incentivado a atualização do médico potiguar, o Cremern cedeu, nos dias 11 e 12/07/2003, as instalações do Memorial para o Curso Urgências em Doenças Respiratórias, promovido pela Sociedade Norteriograndense de Pneumologia e Tisiologia.

*Vice-Presidente do Conselho
Curador do Memorial,
Conselheira e Editora Adjunta da
Revista Cremern

Escrito por: Emilia Maria Trigueiro Morais de Paiva.
Publicado na Revista Cremern nas Pags. 30 e31.

 
 Natal/RN - Brasil,