Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 477
Conteúdo : 620
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 809442

Pessoas Online

Nós temos 68 visitantes online

Alexandria Homenageia Dom José Thomaz

E-mail Imprimir PDF

O Instituto Zulmirinha Veraz, no muninípio de Alexandria, está preparando para o final deste mês, uma homenagem especial a Dom José Tomaz Gomes da Silva, falecido há 60 anos.

Dom José Tomaz faleceu no dia 31 de outubro de 1948, na cidade de Aracajú (SE). Ele foi o primeiro bispo da diocese sediada na capital sergipana. Nasceu no dia 04 de agosto de 1873, no Sítio Outeiro, encostas do então povoado da Barriguda, hoje município de Alexandria. Após atuar como vigário na Paraíba (1911), foi escolhido bispo da diocese de Aracajú, sendo empossado em 04 de dezembro do mesmo ano, onde permaneceu até o seu falecimento. Hoje, Dom José Tomaz Encontra-se imortalizado em ruas e praças de Alexandria, Natal, Aracajú e outras cidades de Sergipe.

 

Dom José Thomaz Gomes da Silva (1911 a 1948 )

E-mail Imprimir PDF
1º Bispo de Aracajú-SE
Dom José Thomaz Gomes da Silva (1911 a 1948 )
☼ 1873  † 1948


Eleito no dia 12 de maio do ano de 1911. D. José Thomas Gomes da Silva, foi recebido com todas as honrarias, não só pelo clero mais pelos políticos locais e membros da sociedade. Uma explicita demonstração de como seria a estadia do bispo no Estado.

Passada as comemorações, dois dias depois, o bispo D. José Thomas Gomes da Silva deu início ao trabalho de reestruturação da Igreja local, participando, dessa forma, do projeto nacional de reforma do clero. D. José começou seu oficio fazendo as devidas nomeações para composição de sua diocese. Depois, fundou um boletim, meio pelo qual ele informava aos padres e paroquianos tudo que estava acontecendo com a igreja em nível mundial e nacional, além de informações acerca de sua administração, pois era nessa publicação que D. José Thomas fazia as devidas cobranças, tanto financeiras como espirituais e morais.

Visitas pastorais e criação de paróquias também foram atitudes importantes no tocante à ampliação dos domínios da Igreja, sem contar com a relação desenvolvida por D. José com os governantes do Estado e com os representantes da elite econômica e intelectual local. O bispo agiu como um estrategista, inseminando os preceitos da igreja em toda a sua circunscrição.
Leia mais...
 

Dom Antônio Soares Costa, Bispo Auxiliar de Natal

E-mail Imprimir PDF
Nasceu em Nova Cruz em 16 de junho de 1930. em 08 de dezembro de 1955 foi ordenado sacerdote, em Natal. Em 02 de dezembro de 1971, o Papa Paulo VI elegeu o Padre Antônio Soares Costa como Bispo de Sinnada na Mauritânia e Auxiliar de Dom Nivaldo Monte, outro padre da forja de Dom Marcolino e que secretário particular. Como Bispo Auxiliar, Dom Costa foi o braço direito de Dom Nivaldo Monte, nos anos difíceis do pós Concílio, agravados pela situação política e institucional do país. Acionou uma vigorosa ação pastoral junto à juventude e movimentos populares. Levou à frente a árdua tarefa de construir a nova Catedral, lutando denodadamente contra a falta de recursos para tão grande empreendimento. Em 1988 foi aceito pela Santa Sé o pedido de renúncia de Dom Nivaldo Monte ao governo arquidiocesano. Em 27 de outubro de 1993 foi transferido para ser bispo da diocese de Caruar, em PE, onde tomou posse em 19 de dezembro de 1993. Faleceu em Caruaru em 07 de junho de 2003, sendo sepultado na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Fonte: Pe.Normando Pignataro Delgado
 

Religiosos II

E-mail Imprimir PDF

 

 

Dom Evaristo Arns

 

 

Dom Odílio Sherer

 

 

Jacques Maritain e Paulo VI

 
 Natal/RN - Brasil,