Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 467
Conteúdo : 617
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 762867

Pessoas Online

Nós temos 39 visitantes online

Manuelito Pereira do Santos Magalhães Benigno

E-mail Imprimir PDF

Centenário de nascimento de Manuelito
Homenagem do ICOP - 2010

Texto cedido pelo jornalista Paulo Pinto

Breve Perfil 

Meu nome é Manuelito Pereira dos Santos MAgalhães Benigno, ou mais simplesmente Manuelito Pereira.

Nasci em Fortaleza a 17 de agosto de 1910 e cheguei a Mossoró no dia 4 de outubro de 1933, já como profissional da fotografia, a convite da família Escóssia, para trabalhar no Foto Escóssia, que na época era o fino da cidade.

Casado com D. Maria Sila Barbosa Pereira, também cearense, dos Macambires de Canindé, constituí uma família mossoroense de 5 filhos dos quais somente dois estão vivos e 6 netos todos estudando na capital do Estado, sendo que quatro deles já são acadêmicos de engenharia, em diversos ramos.

Iniciação na Fotografia

Iniciei-me na arte fotográfica em Fortaleza, era aprendiz do "Foto Sales". Depois passei por diversos outros estúdios e em 1930 já era considerado um profissional.

Recebi convite de Augusto da Escóssia para trabalhar no foto de propriedade de Lauro da Escóssia e para aqui desloquei-me fixando-me até hoje.

Deposi do Foto Escóssia ainda trabalhei com José Otávio para finalmente instalar-me por conta própria.

Foi no ano de 1942, num sábado de carnaval, que inaugurei meu estúdio próprio na praça Vigário Antonio Joaquim onde está até hoje, com o nome "Foto o Manuelito".

Consegui ao longo dos anos ser considerado o "fotógrafo nº1 da cidade" o que só me dá motivos de satisfação e orgulho. Até hoje mesmo depois de arrendado o estúdio continua com a mesma denominação, mantendo a tradição do nome feito com muito trabalho, sacrifícios e amor a arte.

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,