Dr. Waldemar Kischinhevsky

Imprimir

Waldemar Kischinhevsky (Cadeira No. 90)
Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina
Cadeira No. 90 - Patrono: Oswaldo Gonçalves Cruz
Eleito: 31/05/1990 - Posse: 20/11/1990 - sob a presidência de Jorge Sampaio de Marsillac Motta
Saudado por: Nicola Casal Caminha
Antecessor: Osolando Judice Machado
Falecido: 30/04/2003

Nasceu em 05 de outubro de 1925, no Rio de janeiro (RJ).

Filho de Adolpho Kischinhevsky e Berta Medovedovsky Kischinhevsky.

Graduou-se em Medicina na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 1951. Doutor em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professor Titular por concurso público de títulos e provas para a disciplina de Radiologia da UNIRIO; Livre Docente e em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A sua capacitação na especialidade o credenciou para o cargo de Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Professor Assistente de Radiagnóstico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC). Nomeado para o cargo de Decano do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da Universidade do Rio de Janeiro, também obteve a indicação para o cargo de Pró-Reitor Acadêmico da mesma Universidade.

Entre Simpósios, cursos, certificados, mesas redondas e painéis, realizou cerca de 60 atividades da mais alta qualificação, dentre as quais se destacam cursos de especialização feitos com grandes autoridades nos respectivos assuntos. Participou de 20 Congressos da especialidade, sendo 3 no exterior (Portugal, França e USA).

Foi designado e fez, em 1980, em Nova York, curso de Tomografia Computadorizada, Cineangiocardiografia, Ultrassonografia e Hemodinâmica, junto ao Montefiore General Hospital, com duração de 6 meses. Nesse mesmo ano, foi designado para realizar visitas técnicas em hospitais especializados em Paris, Washington e Miami.

Foi Membro Titular e Honorário de várias instituições nacionais e estrangeiras. Teve oito concursos públicos de títulos e provas, para as diversas instituições, tais como: DASP, FAB, UNI-RIO, UFRJ, IPASE, etc. Foi Secretário (1958); 2º Vice-Presidente (1963); Delegado (1965); Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Radiologia (1970) tendo sido seu Vice-Presidente em 1971.

Participou como Membro de comissão examinadora em concurso público para o ingresso de oficiais médicos da Força Aérea Brasileira em 19 oportunidades e como Presidente de banca examinadora em 11 eventos.

Nos cargos ocupados no Serviço de Saúde da Força Aérea Brasileira, galgou todas as posições hierárquicas, inclusive a de Brigadeiro Médico (Oficial-General), por merecimento, em 1981. Exerceu o cargo de chefia de todos os serviços atinentes a sua especialidade, no tempo em que permaneceu como oficial médico, na F.A.B.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Contribuição ao Estudo do Envolvimento Pulmonar na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida”.

Faleceu em 30 de abril de 2003.

 

Fonte: http://www.anm.org.br
Última atualização ( Seg, 28 de Maio de 2018 16:10 )