Instituto José Maciel

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 485
Conteúdo : 626
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 836524

Pessoas Online

Nós temos 19 visitantes online

Sessão Solene homenageia Maria do Céu Fernandes

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
“Esta Casa mais uma vez abre suas portas para prestar justas homenagens a uma das mais importantes figuras políticas de nosso Estado: a ex-deputada estadual Maria do Céu Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil”. Assim o Presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria, abriu o discurso em homenagem ao centenário de nascimento da ex-deputada. O Presidente ainda lembrou que o nosso Estado tem muita história nas conquistas das mulheres na política. Tivemos as primeiras eleitoras do Brasil, elegemos a primeira mulher prefeita da América Latina, elegemos uma mulher para comandar os destinos das duas maiores cidades e o Poder Executivo Estadual. “Se hoje o Brasil escolhe sua primeira Presidente da República é porque antes houve mulheres como Maria do Céu Fernandes, que abriram passagem para as futuras gerações”, afirmou o Robinson.

No Plenário estavam vários familiares da ex-deputada, como a filha Olindina Fernandes, e o filho e também ex-deputado estadual, o jurista Paulo de Tarso Fernandes. Nas galerias se fizeram presentes vários prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado. No discurso de agradecimento, feito por Paulo de Tarso, ele relembrou a luta da mãe, e contou histórias do fazer político da mãe ainda em Currais Novos. Lembrou que a mãe era ousada, e enfrentava as oligarquias destemidamente. “Sou um filho grato na emoção da saudade. Se tiramos lições do passado, devemos buscar esperanças para o futuro”.
 
Maria do Céu Fernandes nasceu em 6 de novembro de 1910, na cidade de Currais Novos.

Ela chegou a Assembleia Legislativa em 1934, ainda solteira, aos 24 anos, para um mandato curto de menos de 2 anos. A parlamentar foi eleita pelo Partido Popular, que era oposição a Getúlio Vargas. Maria do Céu era irmã do ex-governador Cortez Pereira, e pela passagem na Casa do Povo foi considerada uma das melhores oradoras.
 
 Natal/RN - Brasil,