Instituto José Maciel

Conteudo

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 33430
Conteúdo : 691
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 1682477

Pessoas Online

Nós temos 15 visitantes online

50 Grandes brasileiros e seu legado

E-mail Imprimir PDF

As ideias, causas e lições de vida de cinquenta personagens históricos que ajudaram a construir o Brasil e que ainda inspiram as gerações atuais na tarifa de antecipar o futuro.

Vivemos tempos difíceis para quem quer observar o passado em busca de exemplos para o presente. Ate – ou seria melhor dizer ‘’principalmente’’? – o partido no poder, com sua retórica de ‘’nunca antes neste país,’’ tem uma atitude de negação com relação aos acontecimentos e ás conquistas anteriores a 2003, como se o Brasil tivesse sido inaugurado com a chegada de Lula à Presidência e como se a eleição, no futuro, de um governante de qualquer outro grupo político representasse um retrocesso histórico.

Um reflexo dessa postura é a tendência, nas salas de aula, de negligenciar o papel dos grandes homens e das grandes mulheres nos acontecimentos do passado, sob a ideia de que a história é um processo social independente de ações individuais. Esse conceito foi criado pelo pensador italiano Giambattista Vico (1668-1744) e levado a o paroxismo por Karl Marx (1818-1883), para quem a história não passava de uma sucessão de processos dialéticos que culminariam na destruição do próprio sistema. Os indivíduos seriam meros instrumentos desses processos, subjugados às ‘’forças ocultas’’ da história, sem nenhum poder de decisão sobre seu destino. Sob essa perspectiva, os protagonistas dos fatos foram deixados de lado, como se pudessem ser substituídos por qualquer um que estivesse ali, no mesmo contexto histórico e nas mesmas condições. A história perdeu seu rosto.

 

No Brasil, ela passou a ser tratada também como algo desinteressante, sem fatos dignos de nota. É como se tudo tivesse sido planejado por estrangeiros, ou fosse resultado de erros – nunca acertos – dos brasileiros. Segundo o historiador Boris Fausto, esse desprezo vem da tentativa de comparar a secular história brasileira com o milenar passado europeu. ‘’Nós temos grandes personalidades, só não possuímos memória histórica. É cada vez mais urgente estudar e entender nosso passado’’, diz Fausto.

VEJA selecionou cinquenta personalidades da história do Brasil que defenderam conceitos revolucionários em seu tempo e que permanecem atuais neste começo de século XXI. Da lista constam personagens consagrados e nomes de que pouco se ouve falar. São todos brasileiras e brasileiros que ajudaram o país a avançar na política, na economia, no direito, na educação e na saúde. A convite de VEJA , os perfis desses brasileiros foram escritos por 22 historiadores, economistas, cientistas políticos, sociólogos, médicos e advogados. Um exercício interessante foi imaginar se esses personagens históricos ficariam satisfeitos com o modo como suas causas, ideias e convicções são encaradas atualmente no Brasil. Alguns deles tiveram seus retratos e pinturas originais reconstituídos em estúdio fotográfico com modelos de carne e osso paramentados com roupas e adereços produzidos sob orientação de historiadores dos costumes de cada tempo histórico. (Assista, edição digital para tablets, a um vídeo mostrando detalhes dessa reconstrução histórica.)

Revista Veja | Ano 44 | Nº 52 | Edição 2249 - 23/12/2011
 

Comentários   

 
0 #1 롤경작 29-07-2020 17:36
Hello it's me, I am also visiting this web site regularly, this website is actually nice
and the viewers are genuinely sharing fastidious thoughts.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 Natal/RN - Brasil,