Instituto José Maciel

Luiz Curcio Marinho

E-mail Imprimir PDF

É natural de Macaíba, filho do comerciante Baltazar Gomes Marinho e de Luzia Cúrcio Marinho. Além das atividades de comerciante de tecidos, foi prefeito da cidade entre abril de 1948 e março de 1953. Foi considerado um administrador competente e modernizador da cidade, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba, entre eles a pavimentação de mais de dois terços da cidade.

 

Construiu o Parque Governador José Varela (conjunto do prédios destinados à Câmara Municipal), biblioteca, sede da | Banda de Música, amplificadora, e a Escola "Major Andrade", além do Clube Pax, ícone da vida social da cidade. No lado oposto do Rio Jundiaí, construiu a Praça Dr. Antônio Siqueira, que possuía quadras de vôlei de basquete, parque infantil, piscinas, e belos jardins.

Com o apoio de Jessé Pinto Freire, Aguinaldo Ferreira da Silva, Estevam Alves Dantas de Araújo, Manoel Alves, entre outros, iniciou o movimento sindical patronal em Macaíba, criando o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fundado em 4 de janeiro de 1949. Aliado a outros empresários do estado, foi co-fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, no mesmo ano.

Texto de: Luiz G. M. Bezera
 
 Natal/RN - Brasil,