Instituto José Maciel

Capitao Jose da Penha

E-mail Imprimir PDF

Capitão do Exercito. Militar ilustre e valente cuja bravura tocava as raias da loucura. Nasceu a 13 de maio de 1875 em Angicos, no Rio Grande do Norte, filho de José (Francisco) Alves de Sousa, e de d, Maria Inácia Alves de Sousa, também rio-grandense. Sentou praça a 2 de agosto de 1890, cursando a Escola Militar do Ceará. Promovido a alferes a 3 de novembro de 1895, a tenente a 8 de novembro de 1898, e a capitão  a 2 de agosto de 1911. No Rio Grande do Norte moveu forte campanha política de combate à situação representada por Tavares de Lira, Alberto Maranhão e Joaquim Ferreira Chaves, que conseguiram a sua transferência para o Ceará, aqui se filiando à corrente Franco Rabelo, em defesa e sustentação de cujo governo sacrificou a vida combatendo, a 22 de fevereiro de 1914, em Miguel Calmon, quando comandava as forças governista conta os jagunços do Juaseiro, tragédia que se encontra minuciosamente narrada no livro O Padre Cícero e a revolução do Juaseiro, já citado, da autoria do dr. Irineu Nogueira Pinheiro. No local em que tombou morto ergue-se um obelisco, e em honra desse brioso soldado da Republica foi ereto um busto, obra do escultor J. A. Correia Lima, hoje colocado em frente ao Quartel da Força Policial, na Praça José Bonifácio, mas primitivamente, na Praça José de Alencar. Esse busto esteve coberto de crepe durante as manifestações feitas em fevereiro de 1926 ao deputado Floro Bartolomeu, que fora o comandante-em-chefe dos jagunços. Transportados para Fortaleza os restos mortais, tiveram o mais tocante sepultamento, tendo, antes estado em câmara ardente no salão de sessões da Assembleia. O jagunço a cujo tiro certeiro sucumbiu, de nome José Pinheiro, tempos depois foi morto no Cariri, após cruéis tormentos, pois até lhe tiraram pedaços da pele, ainda vivo!

Leia mais...
 

Autorizacao para circular pela Ponte de Igapo

E-mail Imprimir PDF


 

Comendador Umbelino Freire de Gouveia Mello

E-mail Imprimir PDF

Foi o Senhor Feudal de Macaíba. Sócio e depois Presidente da Casa Comercial Paula, Eloy e Cia. Fundador e 1° presidente do clube abolicionista "Padre Dantas", em seus gestos proclamou a libertação dos escravos no municipio. aos 06.01.1888. Foi Deputado constituente na 1° legislatura da republica no RN. Faleceu como Administrador dos correios do RN, em 1899, aos 67 anos.

 

Augusto Severo na Visao de Juvenal Lamartine:

E-mail Imprimir PDF

Si Severo não viu realizado o seu sonho, mais de amor a humanidade sofredora, do que de gloria, não foi por defeito do seu balão que obedeceu com docilidade a todos os movimentos que o aeronauta imprimiu-lhe; mas porque a fatalidade decepando suas asas de condor arrojou através do espaço o seu corpo que caiu de pé como um protesto a brutalidade do inconsciente e para que não fosse despedaçado o seu crânio que serviu de lâmpada a fagulha do seu gênio assombroso, nem o peito que encerrava um coração de criança sempre voltado aos grandes ideais que, na expressão de Renan, são os fatores mais poderosos do progresso humano.

 
 Natal/RN - Brasil,