Instituto José Maciel

Con. Joao Evangelista da Silva Castro

E-mail Imprimir PDF

Sacerdote norte-riograndense, nascido a 27 de dezembro de 1867, na antiga povoação de Macaíba. Em suas terra natal, fez seus estudos primários e transferindo-se para o Recife, ali cursou o secundário. Mais tarde, vocacionado para o sacerdócio, seguiu para Roma e no Colégio Pio Latino-Americano, fez seus estudos eclesiásticos, doutorando-se em Filosofia, pela Universidade Gregoriana. Sua ordenação sacerdotal ocorreu a 28 de maio de 1891, na Basílica Maior de São Pedro do Latão.

Regressando ao Brasil, iniciou seu ministério sacerdotal como coadjutor da Freguesia de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, auxiliando o vigário José Paulino Duarte da Silva, cujas funções exerceu de 1891 a 1893. Transferindo-se para Pernambuco, foi logo designado Cura da Sé, de Olinda, com o encargo de reger a Freguesia de Maranguape. Professor de Filosofia no Seminário de Nossa Senhora da Graça, em Olinda, foi distinguido com o título de Cônego Honorário do Cabido daquela diocese, em abril de 1894.

Leia mais...
 

Lancamento do livro do Dr. Eloy de Souza e do escritor Octacilio Alecrim

E-mail Imprimir PDF

Permitam que o testemunho evocativo presida as primeiras palavras.Esta casa tem a força do resgate das estações. Quantos fatos idos e vividos, quantos passos e olhares perdidos no tempo posso recolher, nos compartimentos, no jardim impregnados nas folhas, nas rosas, nas pétalas dos "dedais de ouro" ou no jasmineiro debruçado há mais de sessenta anos sobre o muro da calçada e cansado de dar boa noite? A estátua da deusa Minerva, de louça portuguesa, chantada no centro do jardim, guarda sobranceira a beleza e o perfume das rosas. Mas a maior e mais antiga delas encantou-se. Deixando-a de cultivá-las associou-se, agregou-se a elas através do doce mistério contemplativo das manhãs, das repetidas manhãs de ressurreição, de que nos falou o escritor Nilo Pereira.

Câmara Cascudo, disse, certa vez, imerso nas brumas dos oitenta anos, que "era uma saudade em vida agarrada ao sonho de continuar a vive f. Não há força mais dramática na passagem do ser humano pela vida do que a do senso trágico da sua própria brevidade.

Leia mais...
 

Agradecimento Dr. Olimpio Maciel Pelo lançamento dos livros do Dr. Eloy de Souza/Escritor Octacilio Alecrim.

E-mail Imprimir PDF

Ao fim desta solenidade, devo agradecer, primeiramente, ao senador Garibaldi Alves, que voltou a apoiar, através da Gráfica do Senado, dirigida até recentemente por Agaciel Maia, o Instituto Pró-Memória de Macaíba, viabilizando a publicação da segunda edição das "Memórias" de Dr. Eloy de Souza. Esta é, reconhecidamente, uma obra de grande valor literário, histórico, político e sociológico. Encontrava-se, lamentavelmente, há muito tempo fora do alcance dos leitores norte-rio-grandenses e, não há exagero em afirmá-lo, também dos leitores de todo o país, em face da abrangência dos depoimentos registrados pela inteligência e sensibilidade do grande jornalista, parlamentar e homem público que foi o Dr. Eloy de Souza. Para esta edição evidenciou-se fundamental a competente e dedicada coordenação de Rejane Cardoso, neta do memorialista.

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,