Instituto José Maciel

Abner de Brito

E-mail Imprimir PDF

Poeta, jornalista, magistrado, promotor público.

⭐29.11.1890 - Caicó/RN
✝24.01.1951 - Curitiba/PR

Embora tenha ocupado cargos públicos de certa importância, Abner de Brito é lembrado, ainda hoje, como poeta. Pertencente à fase de transição entre o Neo-Parnasianismo e o Modernismo, ele se manteve fiel à velha guarda.

Sonetista, criou fama em Natal, certa época. "Dentre os seus sonetos, há um que se popularizou, como "Os Cisnes", de Júlio Salusse e "As Pombas", de Raimundo Correia. É "O Enterro do Pecado", em que as cenas de alcova são descritas com o duro realismo de um filme francês". (Rômulo Wanderley). Dois outros sonetos de sua autoria - "Toda Nua" e "Os Meses" constam, respectivamente, das antologias "Panorama da Poesia Norte-rio-grandense" e "Poetas do Rio Grande do Norte".

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife (1912), Abner de Brito seguiu a carreira jurídica, tendo desempenhado, inicialmente, as funções de Juiz Distrital de Augusto Severo (hoje Campo Grande), depois as de Promotor Público nas comarcas de Caicó, Currais Novos e Macau. Anteriormente, exercera os cargos de Secretário da Escola Normal de Natal e Procurador Fiscal do Tesouro do Estado. Quando deixou o serviço público, passou a dar aulas particulares, preparando candidatos ao curso de Humanidades.

Leia mais...
 

Frederic Ernest Holder

E-mail Imprimir PDF

Frederic Ernest Holder, nasceu na Inglaterra, em 24/10/1889, faleceu no Recife (PE), a 28/03/1973, onde está sepultado no Cemitério dos Ingleses, na capital pernambucana. O desportista Ernest Holder, foi o principal incentivador e fundador do Sport Club de Natal; à época residia em nossa capital e era o Gerente da filial em Natal da Standard Oil Company, que tinha seu escritório Central no Recife (PE). Naquela cidade participou ativamente dos esportes náuticos, tendo sido dirigente de várias administrações do Sport Club do Recife, dedicando-se, particularmente, ligado ao seu Departamento Náutico, bem como da vida cultural e social daquela cidade.

Leia mais...
 

Adauto Miranda Raposo da Camara

E-mail Imprimir PDF

Nascto: 29.11.1890 - Caicó/RN
Falecto: 24.01.1951 - Curitiba/PR

Biógrafo de Nísia Floresta, sobre a qual fez algumas indagações que continuam ainda hoje sem respostas, Adauto da Câmara marcou a geografia cultural norte-rio-grandense com o traço do historiador analítico, e não meramente compilador de fatos. À história contemporânea dedicou a maior parte do seu tempo intelectual, incluídos aí ensaios sobre homens de letras e personalidades políticas norte-rio-grandenses.

Fez os estudos primários em Mossoró, São José e Natal, e, em 1909 ingressou no curso secundário do Ateneu Norte-rio-grandense aonde, mais tarde, retornaria, dessa vez como professor da cadeira de História do Brasil, por concurso.

Colou grau em 1924 na Faculdade de Direito do Recife. Nesse mesmo ano ingressou na política como deputado na Assembléia Legislativa do RN, função que desempenhou até 1927. Foi deputado na Assembléia Constituinte de 1926. Nesse ano, foi nomeado para o cargo de Diretor do Departamento de Segurança Pública, no Governo Juvenal Lamartine e, em 1930, ano agitado pela Revolução, foi diretor da Imprensa Oficial, cumulativamente com as funções de Chefe de Polícia.

Leia mais...
 

Cel. Joao Medeiros

E-mail Imprimir PDF

Só um homem que esteve sempre à frente de sua época poderia ter realizado a obra extraordinária que João Medeiros realizou, como emblema da capacidade de trabalho dos sertanejos, nas diversas páginas que escreveu nos anais da vida econômica e política do Rio Grande do Norte.

João Medeiros nasceu no dia 27 de março de 1888 na fazenda Passagem de São João, no município de Jardim do Seridó. Seus pais foram Bartolomeu Cândido de Araújo e Ana Joaquina da Conceição, proprietários de uma fazenda onde praticavam a agropecuária, atividade com a qual o filho se familiarizou desde cedo.

A segunda década do século 20 encontrou o jovem João Medeiros como comerciante já estabelecido no ramo do aproveitamento e beneficiamento de couro, com o que de certo modo expandia um setor da agropecuária latente mas pouco explorado na sua região.

O ano de 1912 marca um novo salto na história de João Medeiros, naquela altura já um experiente comerciante de 24 anos: ele adquire uma importante mercearia da sua cidade, o que lhe dá a chance de participar mais regularmente da vida social do município. Ao integrar-se à campanha do coronel Felício Elísio, à mesma época, passa a ter um importante papel na vida política da região.

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,