Instituto José Maciel

A TRAVESSIA LITERARIA DE LUIS ROMANO

E-mail Imprimir PDF

Natal foi morada de um escritor de renome internacional, o romancista, poeta e folclorista Luís Romano de Madeira Melo, um dos autores mais importantes da literatura cabo-verdiana. Foi na capital potiguar, em 1962, que ele encontrou semelhanças agradáveis com Cabo Verde, de onde fugiu perseguido por encampar o movimento pela independência do país. Em Natal publicou a maior parte de sua obra, até falecer em 2010, deixando um acervo de mais de 1700 livros, além de manuscritos e textos inéditos.

Leia mais...
 

Rotary Club Natal

E-mail Imprimir PDF
 

UMA REVOLUCAO PELO VOTO | A CAMPANHA PARA GOVERNADOR DE 1960 NO RIO GRANDE DO NORTE

E-mail Imprimir PDF

Aluizio Alves

Propaganda eleitoral de Aluízio Alves – Fonte – https://juscelinofranca.blogspot.com.br/2013/05/7-anos-sem-aluizio-alves-o-homem-da.html

Rostand Medeiros – Membro da Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

No ano de 1960 era governador no Rio Grande do Norte o caicoense Dinarte de Medeiros Mariz, da União Democrática Nacional – UDN. Neste seu último ano de mandato o governador buscava consolidar os candidatos à sua sucessão.

Leia mais...
 

Junqueira Ayres

E-mail Imprimir PDF

Contemporâneo de Pedro Velho no Colégio Abilio tornando- se amigos com o passar do tempo e também correligionários politicos. No Partido Republicano, da sua época, era ele o mais expressivo Tribuno. Na Câmara dos Deputados muito lutou pela prosperidade do Rio Grande do Norte.

Considerado por Câmara Cascudo o Orador “Prodigioso, inesgotável, original", adiantando que bradava quatro horas sem beber uma gota d'água, sem pigarrear ou mudar o timbre de voz. Era dotado de poderosa eloquência, acentua o mestre.

Lembra Eloy de Souza que Junqueira Ayres pronunciava duzentas e doze palavras por minuto! Lauro Muler, deputado federal carioca, na Comissão de Finanças deu Parecer contrário a um Projeto de Junqueira Ayres que pedia verba para a pequena açudagem. O deputado potiguar foi à tribuna. Lauro Muler ouviu-o atentamente e declarou depois: "Esse discurso vale dez vezes a quantia pedida. Não a podemos recusar!"

Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,