Instituto José Maciel

Ultimos Artigos

Depoimentos

Estatísticas do Site

Membros : 688
Conteúdo : 635
Links da Web : 6
Visualizações de Conteúdo : 891230

Pessoas Online

Nós temos 27 visitantes online

Maria Olímpia e Orlando Ubirajada Ferreira

E-mail Imprimir PDF

Maria Olímpia, Professora
Orlando Ubirajara Ferreira, Dentista

Raimundo Ubirajara de Macedo, macaibense nascido no sítio Jacobina e criado por seus avós, Sr. João e Dona Ana Corcino. Com a transferência de seus pais para a vila de Jundiaí, Ubirajara foi morar com eles, vindo diariamente para Macaíba, assistir às aulas de Auta de Souza.

Hoje, Ubirajara de Macedo é jornalista de renome, tendo passado pelos jornais “A República”, “Tribuna do Norte” e “Diário de Natal”. Ainda pelas emissoras Nordeste e Cabugi. Por algum tempo, militou na imprensa paulista, atuando na Folha de São Paulo e na Rede Piratininga de Rádio. Em 1984, foi eleito Presidente da Cooperativa dos Jornalistas do RN e é figura integrante da Associação Norte-Rio-Grandense de Imprensa-ANI.

Leia mais...
 

Francisco Duarte Filho

E-mail Imprimir PDF

Francisco Duarte Ferreira Filho (Mossoró, 25 de dezembro de 1905 – Brasília, 21 de dezembro de 1973) foi um agropecuarista, médico e político brasileiro que foi senador pelo Rio Grande do Norte.

Formação acadêmica

Filho de Francisco Duarte Ferreira e Maria Vicência Duarte, formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro então Distrito Federal com especialização em Urologia e Cirurgia Geral. Após sua graduação trabalhou para a Rede Ferroviária do Nordeste e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, prestando serviços ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC), ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) e ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI).

Em 1933 disputou uma vaga na Assembléia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição brasileira de 1934 mas não obteve êxito. À época estava filiado ao Partido Popular do Rio Grande do Norte, extinto quando Getúlio Vargas instituiu o Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Retornou à política em 1945 quando foi eleito suplente de deputado federal pela UDN não chegando a participar da elaboração da Constituição brasileira de 1946. Embora tenha ingressado no PDC só veio a disputar uma nova eleição em 1966 quando foi eleito senador pela ARENA, falecendo no exercício do mandato.

Períodos Legislativos da Quinta República - 1967-1970

    Francisco Duarte Filho
    Nascimento: 25/12/1905
    Natural de: Mossoró   - RN
    Filiação: Francisco Duarte Ferreira
                 e  Maria Vicencia Duarte
    Falecimento: 21/9/1973


   Histórico Acadêmico

     Primário     Colégio Santa Luzia
     secundário     Colégio Santo Antônio
     Medicina     Faculdade de Medicina

   Cargos Públicos
     Médico de Polícia Estadual    
     Secretário de Saúde e Assistência Social    
     Médico do Iaptec, Iapi e Iapc    
     Secretário de Finanças (interino)    

   Profissões
     Agropecuarista
     Médico

   Mandatos
     Prefeito  -       1935 a 1936
     Senador  -       1967 a 1973

 

‘Coragem!’, documentário sobre dom Paulo Evaristo Arns, estreia nesta quinta

E-mail Imprimir PDF

Dom Paulo Evaristo Arns. FOTO LENA VETTORAZZO /AE

Durante 1h15, filme escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho exibe o resultado de quatro anos de 'ourivesaria', como ele próprio define a coleta de informações sobre o cardeal morto há um ano, incluindo reportagens, encontros pessoais, fotos, gravações e revelações importantes, entre elas a reunião com o general Médici, presidente no período mais violento dos anos de chumbo.

Estreia nesta quinta-feira, 14, o documentário ‘Coragem! As muitas vidas do cardeal D Paulo Evaristo Arns”, escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho. A data, 14 de dezembro, marca um ano da morte de Dom Paulo. O documentário poderá ser visto no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Santos. Em São Paulo, o Cine Caixa Belas Artes vai exibir o filme entre os dias 14 e 20.

Durante 1h15, ‘Coragem’ – uma das virtudes do cardeal que enfrentou a ditadura militar – exibe o resultado de quatro anos de ‘ourivesaria’, como o próprio Carvalho define a coleta de informações armazenadas sobre o cardeal, como reportagens, encontros pessoais, fotos, gravações.

Leia mais...
 

Jessé Pinto Freire

E-mail Imprimir PDF
Jessé Pinto Freire (Macaíba, 19 de novembro de 1918 – Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1980) foi um advogado, empresário e político brasileiro que representou o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

Breve Biografia


Filho de Nelson Geraldo Freire e Maria Augusta Botelho Freire. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas e com passagem pelo Centro de Formação dos Oficiais da Reserva, foi presidente do comitê brasileiro da Câmara de Comércio Internacional e também da seção nacional do Conselho Interamericano de Comércio e Produção. No Rio Grande do Norte presidiu o Banco Auxiliar do Comércio e foi Secretário de Fazenda no governo Sílvio Pedrosa. Eleito vereador em Natal em 1950, deputado estadual em 1954 e deputado federal em 1958, 1962 e 1966, esteve ao lado de Aluizio Alves no PSD e o acompanhou no ingresso à ARENA, até que este último teve os direitos políticos cassados em 1969. Mesmo diante de tal revés a amizade entre as famílias superou o bipartidarismo imposto pelo Regime Militar de 1964: eleito senador em 1970, mesmo ano em que os Alves ingressaram no MDB, Freire recebeu-lhes o apoio em 1978 quando foi reeleito, embora os oposicionistas tivessem Radir de Araújo como candidato e este recebeu o apoio dos arenistas liderados por Dinarte Mariz, rival indormido dos Alves. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, presidente da Confederação Nacional do Comércio (1964-1980) e também dos conselhos nacionais do Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Faleceu vítima de problemas cardíacos. Pai de Jessé Freire Filho (já falecido, eleito deputado federal em 1982 e 1986) e Fernando Freire (governador potiguar entre 2002 e 2003), estes deram continuidade ao seu legado político.
 
Períodos Legislativos da Quinta República - 1971-1974

    Jessé Pinto Freire
    Nascimento: 19/11/1918
    Natural de: Macaíba   - RN
    Filiação: Nelson Geraldo Freire
                 e  Maria Augusta Botelho Freire
    Falecimento: 13/10/1980


   Histórico Acadêmico
     Secundário     Atheneu Norte-rio- Grandense
     Direito     Faculdade de Direito de Alagoas

   Cargos Públicos
     Ministro do Tribunal Superior do Trabalho    
     Secretário de Estado de Finanças    

   Profissões
     Empresário
     Advogado

   Mandatos
     Vereador  -       1950 a 1954
     Deputado Estadual  -       1954 a 1958
     Deputado Federal  -       1959 a 1963
     Deputado Federal  -       1963 a 1967
     Deputado Federal  -       1967 a 1971
     Senador  -       1971 a 1978
     Senador  -       1979 a 1980
Leia mais...
 
 Natal/RN - Brasil,